Filmes produzidos em Maceió são exibidos em festival de Brasília

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2018/09/51-festbrasilia_interno.jpgFilmes produzidos em Maceió são exibidos em festival de Brasília

A produção audiovisual alagoana estará presente na programação da 51ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. No próximo sábado (23), a partir das 16h, os curtas-metragens “Avalanche”, de Leandro Alves, “Teresa”, de Nivaldo Vasconcelos, “Trem Baiano”, de Robson Cavalcante e Claudemir Silva e “As Melhores Noites de Veroni”, de Ulisses Arthur, serão apresentados ao público durante uma mostra de cinema realizada no Espaço Cultural Renato Russo, em Brasília. O evento é uma das ações da Caravana Sururu, composta por cineastas e gestores públicos alagoanos, no festival.

No sábado, a partir das 14h no Espaço Cultural Renato Russo, o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), Vinícius Palmeira, participará de uma mesa sobre experiências regionais de fomento ao audiovisual. Para o gestor, o segmento passa por um momento de crescimento e renovação na capital alagoana.

“A cena do audiovisual é marcada por uma produção emergente realizada por uma nova geração de cineastas, trazendo efervescência e ótimos resultados para o setor. Acredito que criamos uma ambiência favorável dentro da cena do audiovisual para que novos passos sejam dados e acredito também que o diálogo constante com o segmento tem contribuído com isso”, afirmou.

“A exibição dos curtas em um festival tão respeitado é sem dúvida um sinalizador importante de que a nossa produção cinematográfica tem relevância e pode ser vista no Brasil e no mundo”, concluiu o presidente.

Os filmes “Avalanche” e “As Melhores Noite de Veroni” foram contemplados com o Prêmio Guilherme Rogato, lançado em 2015 pela Prefeitura de Maceió para fomentar a cena do audiovisual em Alagoas. O edital também contemplou os curtas-metragens “O Cortejo”, “Ressonância”, “Os Desejos de Mirian” e “Wonderfull – Meu Eu Em Mim”, além do longa-metragem “Cavalo”, com previsão de lançamento para o início do próximo ano.

De acordo com o cineasta e organizador da Caravana Sururu, João Procópio, a exibição dos filmes no festival reflete o talento e a dedicação dos cineastas alagoanos. “A produção audiovisual de Alagoas está claramente instigada e seus realizadores estão conseguindo alavancar um cenário muito interessante. Isso é surpreendente”, disse.

O cineasta Ulisses Arthur, do filme As Melhores Noites de Veroni, reconhece a importância das políticas públicas para o fortalecimento do segmento em Maceió. “É crucial que a gente tenha fomento público para que a nossa produção audiovisual consiga ter acesso a outros espaços, inclusive fora do País. Essa política é importante para estruturar e impulsionar a cena audiovisual e, consequentemente, atrair olhares para o cenário local”, destacou.

A programação da Caravana Sururu no festival também contará com o lançamento do Catálogo Cinema Sururu, que apresenta títulos de curtas-metragens produzidos recentemente em Alagoas e de longas-metragens em fase de produção e finalização. A programação da 51ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro acontece até o próximo domingo (23) em diversos pontos de exibição de filmes e de atividades paralelas.


Assessoria

Author Description

admin1

Sem Comentários ainda.

Participe do debate