Alagoas é o terceiro estado com melhor desempenho em competitividade no Nordeste

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2018/09/509fd9d5-b80b-4d4f-ace4-a8f5650dde14.jpegAlagoas é o terceiro estado com melhor desempenho em competitividade no Nordeste

Na 7ª edição do Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Alagoas subiu oito posições, em 2017 estado ocupava o vigésimo quarto lugar da lista.

O desempenho de cada estado depende diretamente da análise dos itens como sustentabilidade ambiental, capital humano, educação, eficiência da máquina pública, infraestrutura, inovação, potencial de mercado, solidez fiscal, segurança pública e sustentabilidade social.

Do lado da receita, houve aumento da arrecadação, com a diminuição de benesses fiscais. “Mudamos a equação financeira e fiscal do Estado. Em 2015, a maior fonte de receita eram transferências federais. Hoje, é o ICMS”, afirma George Santoro, secretário da Fazenda do Estado.

A liderança na categoria de solidez fiscal também foi calcada na reestruturação da sua dívida com o governo federal. O Estado é um dos poucos do País que apresenta resultado primário positivo. “Essas medidas fizeram com que a gente pudesse investir pela primeira vez com dinheiro próprio, sem ser via convênio ou empréstimo”, diz o secretário.

“Com recursos do Fundo de Combate à Pobreza, por exemplo, foram construídos cinco hospitais – o que não acontecia há 40 anos”, afirma.


Estadão

Author Description

admin1

Sem Comentários ainda.

Participe do debate