Conta de água sofrerá reajuste em Alagoas

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2018/05/Casa-loterica-1900x900_c.jpgConta de água sofrerá reajuste em Alagoas

Alagoas será um dos estados que sofrerá reajuste na tarifa pública da cobrança de água. Na edição desta quarta-feira (30) O Diário Oficial do Estado (DOE) trouxe autorização para o reajuste de 5,88% das tarifas de abastecimento de água para todas as categorias de consumo no Estado.

O aumento foi autorizado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos de Alagoas (Arsal). A medida levou em conta um estudo realizado pela Companhia e encaminhado à Arsal, que apontou elevação de custos operacionais e de investimentos no último ano.

O reajuste acontecerá a partir do dia 1º de julho de 2018, tendo validade de pelo menos 12 meses, isto é, até junho de 2019. O reajuste contempla todas as categorias de consumidores da Casal (Companhia de Abastecimento de Alagoas – residenciais, comerciais, industriais e públicos.

A medida levou em conta um estudo realizado pela Companhia e encaminhado à Arsal, que apontou elevação de custos operacionais e de investimentos nos últimos 12 meses.

Um dos insumos mais utilizados pela Casal e que mais sofreu reajuste foi a energia elétrica, que teve aumento de aproximadamente 25% de 2017 até agora. A empresa possui centenas de conjuntos motobombas em seus sistemas que são responsáveis por conduzir a água dos mananciais para as estações de tratamento e, destas, para as estações elevatórias, reservatórios e rede de distribuição.

Há ainda os conjuntos motobombas dos sistemas de esgotamento sanitário, que funcionam 24 horas por dia. Em todos eles, o consumo de energia elétrica é elevado. Os produtos químicos utilizados no tratamento da água, por sua vez, tiveram aumento médio de 7,92%.

O reajuste tarifário autorizado pela Arsal para os serviços da Companhia atende ao que estabelecem a Lei Nacional de Saneamento (11.445/2007) e o Código de Defesa do Consumidor (CDC), que determina a publicação do aumento com pelo menos 30 dias de antecedência.

A medida passa a valer a partir do dia 1º de julho e terá validade de pelo menos 12 meses, ou seja, até junho de 2019. O reajuste contempla todas as categorias de consumidores da Casal – residenciais, comerciais, industriais e públicos.


Agência Alagoas

Author Description

admin1

Sem Comentários ainda.

Participe do debate