Sai pesquisa Ibrape Atalaia: Renan Filho, Arthur Lira, Biu e Renan lideram

Sai pesquisa Ibrape Atalaia: Renan Filho, Arthur Lira, Biu e Renan lideram

O levantamento do Ibrape é o primeiro divulgado aqui com a opinião do eleitor do município de Atalaia. A cidade, com cerca de 48 mil habitantes está entre 15 maiores municípios do Estado e tem a economia dominada pela atividade canavieira.

Atalaia passou por um período de grandes dificuldades econômicas com o fechamento da usina Uruba, até 2014. A reabertura da usina, arrendada pela Coopervales, feita com a ajuda do governador Renan Filho, reaqueceu a economia do município.

O levantamento do Ibrape mostra um “retrato” do quadro político atual no município, com influência dividida entre o grupo do governador Renan Filho e do senador Benedito de Lira.

A pesquisa foi realizada no dia setembro de 2017, com 800 eleitores de 16 anos ou mais, em 23 os bairros e povoados de Atalaia. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Assim como nas outras pesquisas, neste levantamento, o Ibrape quis saber a opinião do eleitor para presidente, governador, presidente, senador e deputado federal.

Um dado surpreendente é o desempenho do ex-presidente Lula. Se as eleições fossem hoje ele teria 67% dos votos em Atalaia. Em segundo lugar aparece Bolsonaro com 7%, seguido de Marina (5%), João Dória (2%), Ciro Gomes (1%), Alckmin (1%), indecisos 7%, brancos e nulos 10%.

Primeiro turno

O Ibrape quis saber, se as eleições fossem hoje, em quem o eleitor votaria, num cenário com 3 candidatos no voto estimulado.

Em Atalaia, o governador Renan Filho venceria no primeiro turno. Se as eleições fossem hoje, segundo o Ibrape, o atual Renan Filho (PMDB), teria 43% dos votos, Rui Palmeira (PSDB) ficaria com 24% dos votos e JHC (PSB) com 7% dos votos.

A pesquisa mostra ainda 16% de indecisos e 12% de brancos ou nulos.

No confronto direto, Renan Filho teria 43% e Rui Palmeira 28%.

Biu na frente

Região marcada por forte influência do deputado federal Arthur Lira e do senador Benedito de Lira, Atalaia mostra que o senador do PP lideraria a apuração no município, se as eleições fossem hoje.

O Ibrape montou, como nos levantamentos anteriores, um cenário com cinco prováveis candidatos ao SenadoRenan Calheiros (PMDB), Teotonio Vilela (PSDB), Benedito de Lira (PP), Marx Beltrão (PMDB) e João Caldas (PSB).

Como sempre, o Ibrape simulou o primeiro e segundo votos para senador. Isso porque nas eleições de 2018 serão duas vagas e o eleitor votará duas vezes para o Senado.

Levando em consideração os dois votos, se as eleições fossem hoje Benedito de Lira teria 36%, seguido de Renan Calheiros com 35%. Téo Vilela ficaria em 3o, com 23% dos votos no município. João Caldas manteve em Atalaia a mesma performance quem cem alcançando em outros municípios. Com 10%, ele fiou à frente do ministro do Turismo, Marx Beltrão, que teve 9%.

Dos entrevistados, 20% se disseram indecisos e 18% disseram que vão votar branco ou nulo.

Os dois votos

De acordo com a pesquisa, no primeiro voto Benedito de Lira teria 21%, seguido de Renan (20%), Téo (14%), Marx (4%) e João Caldas (3%).

O segundo voto, de acordo com o Ibrape ficaria assim: Renan 15%, Biu 15%, Téo 9%, João Caldas 7% e Marx 5%.

Arthur lidera para a Câmara dos Deputados

O resultado da pesquisa em Atalaia mostra que Ronaldo Lessa, Heloísa Helena e JHC continuam pontando bem em todos os municípios. Mas tem assume a liderança aqui é Arthur Lira, que tem bases eleitorais na cidade. De Lira, aliás, tem crescido nas últimas pesquisas de intenção de voto, especialmente nas cidades de médio porte.

Em Atalaia, Arthur aparece, na pesquisa estimulada, com 14,7%, seguido de Ronaldo Lessa (10%), Heloisa Helena (8,4%), JHC (5,4%), Carimbão (4,9%), Paulão (3,3%), Joaquim Beltrão (1,7%), Sérgio Toledo (1,5%), Rodrigo Cunha (1,5%), Maurício Quintella (1,2%) e Rosinha da Adefal (1%) . Os demais candidatos tiveram menos de 1% de citação.

__

Edivaldo Júnior

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate