Surge o adversário de RF nas eleições de 2018: JHC topa disputar o governo

Surge o adversário de RF nas eleições de 2018: JHC topa disputar o governo

É simples assim. Se Rui Palmeira não for candidato em 2018 e o seu grupo decidir apoiar, em bloco outro nome, o deputado federal JHC (PSB) poderá enfrentar o governador Renan Filho nas eleições do próximo ano.

Com a decisão dependendo apenas de alguns ajustes para ser anunciada, o governador Renan Filho encontrou – até que esse fato se confirme ou não – um adversário à altura.

“Ele conversou demoradamente com o ministro Maurício Quintella e disse que topa ser candidato ao governo, desde que todo o grupo que hoje apoia Rui Palmeira lhe dê apoio”, assegura uma importante fonte ligada ao deputado socialista.

O encontro entre Quintella e JHC ocorreu na última semana, em Brasília. Depois de avaliar um cenário em que Rui Palmeira continuaria na prefeitura, o ministro perguntou se JHC toparia disputar o governo. A resposta surpreendeu. JHC, que vem sinalizando até agora que é candidato à releição, disse que aceitaria sim o desafio, deste que tivesse assegurado o apoio de uma coligação que lhe garantisse um bom tempo no horário gratuito de propaganda eleitoral, além, é claro de palanque na capital e interior.

“Se o PDT, PP, PR, DEM, PSDB e PSB assegurarem o apoio, pode escrever, ele irá enfrentar o governador Renan Filho. Agora o problema está com o grupo do Rui, que deve tomar uma posição o quanto antes”, aponta a fonte.

Muda tudo

Uma eventual candidatura de JHC ao governo, nessas condições, modificaria o cenário eleitoral para as próximas eleições em Alagoas.

Como candidato ao governo, ele “abriria” uma vaga de federal – que poderia ser usada para atrair novos apoios ou manter na coligações alguns nomes.

Não é só. Uma composição como essa poderia abrigar, por exemplo, uma candidatura ao Senado de Maurício Quintella. O ministro, embora candidato à releição para a Câmara dos Deputados tem crescido politicamente e desponta como um novo viável para uma eleição majoritária. Num cenário como esse, seria preciso acomodar forças como Benedito de Lira, Téo Vilela, Ronaldo Lessa, Arthur Lira, além do próprio Rui Palmeira. Uma engenharia um tanto quanto complexa, mas possível.

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate