CPLA convoca produtores a participar da 35ª Expo Bacia Leiteira

CPLA convoca produtores a participar da 35ª Expo Bacia Leiteira

Buscando incluir produtivamente cerca de 2 mil produtores vinculados a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) , o presidente da Instituição, Aldemar Monteiro, reforça a convocação para participação da comunidade leiteira agrícola familiar na 35ª Expo Bacia Leiteira, de 27 a 30 de setembro, em Batalha.

O evento, que vai abraçar a todas as vertentes da cadeia do leite, marcará a entrada oficial da agricultura familiar no roteiro de exposições de Alagoas. “A pequenos produtores terão o prestígio que lhe cabe. Vamos ultrapassar as margens dos indicadores e mostrar a parcela importante que compete a produção leiteira vinda dos agricultores familiares” definiu.

A CPLA contará com a participação de 200 fêmeas leiteiras de seus cooperados em exposição no Parque Mair Amaral, que receberá um pavilhão especial de cocheiras para alojar animais e produtores durante os quatro dias de Exposição. Será a primeira vez, segundo Aldemar Monteiro, que os pequenos produtores participam como expositores de animais.

“A organização produtiva propiciou ao produtor uma gama de investimentos para além da coleta do leite diariamente. Esse produtor, mesmo de pequeno porte, passou a ser um bom gestor, identificar pontos de investimento e trabalhar com a ferramenta do melhoramento genético e tecnologia de reprodução. Todo esse trabalho poderá ser visto no rebanho da agricultura familiar durante o evento”, garantiu Aldemar Monteiro.

Torneio

A agricultura familiar também será prestigiada com a realização do Torneio Leiteiro com categoria exclusiva para o segmento. A competição tem início na quinta (28) e segue até o sábado (30) com a série de seis ordenhas, sendo duas por dia, entre 8h e 20h, nas categorias novilha e fêmeas adultas. Os vencedores levarão R$ 30 mil em prêmios.

“Os torneio são atividades já conhecidas entres os pequenos produtores na qual vai demonstrar ao vivo a força da agricultura familiar. Os produtores já estão se preparando para darem o seu melhor e fazer bonito na Exposição”, declarou o presidente da CPLA.

Para se inscrever, os pequenos produtores deverão entregar uma cópia do Documento de Aptidão Pronafiano (DAP) junto a sua ficha de inscrição. A competição irá premiar os animais que conquistarem as três primeiras posições nas disputas entre fêmeas adultas e novilhas.

Todos os animais que irão participar da Expo Bacia Leiteira deverão portar a GTA e comprovantes de sanidade animal, de acordo com a legislação vigente. A distinção da idade animal adulto e jovem será a dentição. O regulamente considera que animais jovens devem ser caracterizados pela presença de até quatro dentes fixos, caso contrário, ele será considerado adulto.

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate