Expo Bacia Leiteira oferece curso de inseminação artificial de bovinos

Expo Bacia Leiteira oferece curso de inseminação artificial de bovinos

Pequenos produtores rurais estarão participando, entre os dias 26 a 30 de setembro, no município de Batalha, do curso de inseminação artificial de bovinos, evento promovido pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), por meio da Superintendência de Desenvolvimento Agrário (Supda). O curso está incluído na programação da Expo Bacia Leiteira 2017.

Os produtores receberão aulas teóricas e práticas com palestras ministradas pelo médico veterinário, Fred Andrade, pelo professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Cícero Alexandre, pelo agrônomo, Renato Carvalho e pelo consultor rural, José Sacramento Filho.

Durante o curso, serão apresentados assuntos como as vantagens da inseminação artificial, morfologia da vaca de leite, características da palma forrageira, uso da técnica Bob Flag e a importância da detecção do cio da vaca para inseminação artificial. Serão destinadas vagas para os pequenos produtores dos municípios de Batalha, Major Isidoro, Olho D’água das Flores, Jacaré dos Homens, Pão de Açúcar, entre outros.

Como explica o secretário da Agricultura, Álvaro Vasconcelos, entre as vantagens da inseminação artificial estão o melhoramento do rebanho em menor tempo e a um baixo custo, efetuar a união de linhagens de animais de alta produção, a padronização do rebanho, entre outros.

Dados da Seagri revelam que, entre os anos de 2016 a 2017, o Governo de Alagoas fez a doação de cinco mil doses de sêmen aos pequenos produtores rurais, e a meta para 2018 é de distribuir cerca de 10 mil doses.

__

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate