Governo de AL garante recursos para reconstrução de hospital em Cajueiro

Governo de AL garante recursos para reconstrução de hospital em Cajueiro

O governador Renan Filho garantiu nesta sexta-feira (1º), em Cajueiro, a liberação de recursos estaduais para reconstrução da Unidade Mista Augusto Dias Cardoso, fechada pela Prefeitura há 70 dias devido a problemas estruturais que comprometiam o atendimento à população.

Neste segundo dia da 7ª edição do Governo Presente, Renan Filho visitou as instalações do hospital ao lado do prefeito Palmery Neto e se comprometeu com a reabertura da unidade.

“O prefeito pode contar com o apoio integral do Governo do Estado para, nos próximos meses, nós reiniciarmos a obra de recuperação completa da unidade mista de Cajueiro para nós o reabrirmos. Uma cidade do tamanho de Cajueiro precisa de um hospital funcionando em boas condições para atender a população”, afirmou Renan Filho.

De acordo com o prefeito de Cajueiro, a unidade de saúde oferecia 70 leitos de internação e servia para atendimento clínico e de urgência e emergência. O hospital já apresentava problemas estruturais e, depois das chuvas que caíram no município do mês de maio, as condições se deterioraram ainda mais.

“O hospital estava com infiltrações, as paredes dando choque, além de outros problemas. Foram 40 dias de chuva em Cajueiro e decidimos fechar a unidade para evitar que os pacientes sofressem com algum tipo de infecção”, explicou Palmery Neto. Segundo o governador Renan Filho, o Governo do Estado vai avaliar as condições físicas do hospital e os serviços necessários para sua reabertura para que um orçamento da obra seja elaborado.

Ação social

Ainda em Cajueiro, Renan Filho participou da cerimônia de premiação dos alunos vencedores do concurso de redações promovido entre as escolas do município, dentro do programa Maria da Penha nas Escolas, implementado pela Secretaria de Estado da Mulher e Direitos Humanos (Semudh) para conscientizar jovens e adolescentes sobre o enfrentamento da violência contra a mulher.

A iniciativa foi aplaudida pelo senador Renan Calheiros, que participou da cerimônia. “O Governo de Alagoas tem promovido ações importantes no combate â violência contra a mulher e elas têm mostrado resultados com o aumento no número de denúncias e de agressores presos, e também com a redução no número de mortes de mulheres vítimas de violência doméstica” lembrou o senador.

Renan Filho participou ainda da entrega de 45 cadeiras de rodas para pessoas com deficiência da cidade e dos municípios de Mar Vermelho, Capela, Paulo Jacinto e Atalaia, beneficiados pelo programa Mais Inclusão, também executado pela Semudh. O governador destacou o caso de dona Lenira, de 54 anos, vítima de poliomielite ainda na infância e que somente nesta sexta-feira ganhou sua primeira cadeira de rodas.

“Quando a gente entrega uma cadeira de rodas para uma pessoa como a dona Lenira, a gente vê a importância disso. Nesse Governo Presente, nós entregamos helicóptero, viaturas para a polícia, ginásios de esportes, tratores para a agricultura familiar, obras de abastecimento d’água, pavimentação de ruas, ambulâncias, muita coisa. Mas, para mim, o que é mais simbólico nesse Governo Presente é ter podido participar da entrega da primeira cadeira de rodas da sua vida”, disse o governador.

Esporte e agricultura

Em sua passagem por Cajueiro neste segundo dia de ações no Vale do Paraíba, o governador Renan Filho participou da entrega dos troféus e medalhas da I Copa Governo Presente de Futebol, promovida pela Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), onde se divertiu com os atletas do time campeão, o Vasco, e do vice-campeão, o São Paulo.

Renan Filho visitou ainda as instalações do Laticínio Renascer, que processa cerca de 12,5 litros de leite por dia e gera 15 empregos diretos e outros 15 indiretos. A unidade industrial vai receber investimentos da ordem de R$ 2 milhões, repassados pela Secretaria do Turismo e Desenvolvimento Urbano (Sedetur), para instalação de sistema hidráulicos que vão garantir o fornecimento de água e ampliar sua capacidade de processamento para 30 mil litros diários de leite.

Por fim, o governador visitou o torneio leiteiro que reuniu cinco produtores da cidade, com três animais cada um, e realizou a entrega de tanque de resfriamento de leite com capacidade para dois mil litros e kits de ordenha, beneficiando 80 pequenos produtores do assentamento Luango, onde 150 litros de leite são produzidos diariamente. As ações foram promovidas pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri).

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate