Viçosa e Mar Vermelho ganham unidades do Juceal Express no Governo Presente

Viçosa e Mar Vermelho ganham unidades do Juceal Express no Governo Presente

Mais duas cidades foram beneficiadas, durante o primeiro dia da sétima edição do Governo Presente, com o serviço que estabelece pontos físicos para entrada de processos empresariais, o Juceal Express. Na quinta-feira (31), foram lançadas as unidades descentralizadas da Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) em Viçosa e Mar Vermelho.

Com densidade de 1.005 empresas com registro ativo, Viçosa contou com assinatura de convênio de cooperação técnica para funcionamento do Juceal Express. Acontecendo na sede da Secretaria de Cultura do município, a parceria foi firmada entre a Junta Comercial, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e a Prefeitura da cidade.

Durante o encontro, o presidente da Juceal, Carlos Araújo, explicou que a implantação do ponto em Viçosa faz parte da política de evolução e simplificação do registro empresarial instituída pelo órgão nos últimos anos.

“Viçosa já está integrada à Redesim, desburocratizando o registro e o licenciamento, onde a Prefeitura também responde a consulta prévia. O Juceal Express é um posto avançado da Junta Comercial, onde a cidade fica interligada com a Juceal para a entrada dos processos e conta com toda a tecnologia que ela dispõe”, destacou o presidente ao citar a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios.

Alagoas é considerado pela Receita Federal o Estado referência em relação às ações em prol do desenvolvimento do registro e da legalização empresarial. Dentre essas ações, está incluída a implantação das unidades do Juceal Express, permitindo que empresários deem entrada a processos de abertura, alteração e baixa empresarial, sem a necessidade de deslocar-se à sede, em Maceió.

Mar Vermelho

Após o lançamento dos pontos descentralizados em Paulo Jacinto e Viçosa, Mar Vermelho foi a última cidade beneficiada com o Juceal Express durante o primeiro dia do Governo Presente. A solenidade de abertura da unidade aconteceu no Centro de Administração da Prefeitura, contando com descerramento da placa e assinatura do convênio.

Presente à inauguração, o secretário Helder Lima pontuou que a disponibilização do local para atender empresários era mais uma ação da pasta do desenvolvimento econômico em busca de oferecer aos municípios formas de fomentar suas economias.

“As unidades Juceal Express do interior são a concretização da interiorização do desenvolvimento proposta pelo governador Renan Filho. Desburocratizar os processos para os empresários de todo estado é garantir agilidade para movimentar a economia”, frisou o secretário de estado do desenvolvimento econômico e turismo.

Para a prefeita de Mar Vermelho, Juliana Lopes, o desenvolvimento empresarial no município será favorecido com a implantação do posto. Na década passada, a gestora fez parte do quadro da Junta Comercial como vogal e contou que, na época, não existia a evolução tecnológica hoje oferecida pelo órgão alagoano de registro.

“Fui vogal da Juceal por duas vezes, sendo a última em 2004, e nessa época não tinha essa parte informatizada. A gente pegava o processo físico, colocava debaixo do braço e levava para analisar. Era muito diferente. Com a unidade da Junta Comercial, eu acredito que vai agregar muito ao município. Junto à Adeal e à Emater aqui no Centro Administrativo, vai possibilitar o fomento do comércio e da agricultura”, ressaltou.

As ações da Junta Comercial durante o Governo Presente continuam nesta sexta-feira (1º) com o lançamento de mais três unidades em Cajueiro, Chã Preta e Quebrangulo.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate