Assembleia da Asbraer é marcada por diálogo entre estados e Governo Federal

Assembleia da Asbraer é marcada por diálogo entre estados e Governo Federal

Presidentes das Empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural dos Estados participaram, durante esta quinta-feira (31), da 28ª Assembleia Geral Extraordinária da Asbraer, em Maceió, onde puderam discutir e solucionar dúvidas junto ao Governo Federal sobre o andamento de convênios, projetos e ações estruturantes ligados à agricultura familiar.
Na programação, que permitiu o debate entre os estados e a troca de experiências práticas e de gestão, o secretário especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), José Ricardo Roseno, apresentou as estratégias do Plano Safra no período de 2017 a 2020 e recebeu demandas apresentadas pelos gestores estaduais ligadas a procedimentos e necessidades de cada região.
Como explicou o diretor-presidente da Emater Alagoas, Carlos Dias, o diálogo com o Governo Federal durante a Assembleia serve como oportunidade para que os estados sinalizem quais são os reais gargalos da gestão das Emateres e as necessidades de aplicação de recursos nas iniciativas de apoio ao pequeno agricultor.
“Sabemos da crise que o Brasil está vivendo, mas não dá para gente ficar na lista de espera aguardando que todos os outros ministérios executem suas demandas, enquanto o que compete a agricultura, principalmente familiar, acaba sendo o último da fila. Pelo contrário, esses recursos precisam ser viabilizados para garantir a geração de emprego e renda no campo e o diálogo nesse processo é fundamental”, ressaltou o gestor alagoano.
As discussões também foram direcionadas às iniciativas de cooperação entre a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e as Emateres para aumentar a efetividade das ações no campo e garantir bons resultados nos projetos em execução em todo o país, como é o caso do Dom Helder em estados do Nordeste, inclusive Alagoas, e do Projeto Piloto em dez estados. Os detalhes foram apresentados pelo presidente da Agência, Valmissoney Amorim.
Experiências

Iniciativas desenvolvidas pelas Emateres do Paraná e Piauí foram apresentadas como referência aos demais estados. O presidente da Emater Paraná, Rubens Niederheitmann, apresentou o arcabouço legal que fundamenta as atividades de assistência técnica e extensão rural e o método de gestão aplicado pelo órgão.
Já o diretor técnico do Piauí, Clebio Coutinho, explicou que a estratégia de bonificação dos técnicos extensionistas se tornou uma ferramenta crucial para complementação salarial e para estimular o rendimento profissional no campo, além de incrementar o crédito rural na instituição e a captação de recursos.
“A bonificação acaba melhorando o rendimento do técnico, que se sente mais motivado a realizar suas atividades, colaborando para a qualidade do serviço. Temos, inclusive, casos de servidores que são referências nos procedimentos de crédito rural”, apresentou o Clebio Coutinho.
Dia de campo

As atividades da Assembleia continuam nesta sexta-feira com o desenvolvimento da plenária durante a manhã e, no período da tarde, os gestores seguem para o município de Coruripe para conhecer o trabalho da Cooperativa Pindorama, referência no modelo de cooperativismo com a participação de pequenos agricultores.
Asbraer

O evento marcou as boas-vindas do novo presidente da Asbraer, Gabriel Alves, que dá continuidade à gestão iniciada por Argileu Martins, hoje secretário de Agricultura do Distrito Federal.
“É uma satisfação vir a Alagoas iniciando a trajetória como representante da Asbraer. É um desafio muito grande assumir a associação neste momento, mas a gente está muito firme e determinado, porque temos o apoio total dos colegas dos estados. Juntos vamos trabalhar pelo fortalecimento da agricultura familiar”, finalizou o presidente da Asbraer.

__

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate