Chikungunya infectará até 600 mil em Alagoas

Chikungunya infectará até 600 mil em Alagoas

Médicos da Santa Casa de Maceió lançaram um alerta dramático à sociedade e ao poder público em recente encontro com jornalistas. “Uma epidemia de chikungunya está prestes a acometer algo entre 350 mil e 600 mil alagoanos”, prevê o infectologista Celso Tavares.

“O que mais assusta é que entre 25% e 30% apresentarão dores crônicas incapacitantes terríveis, alguns convivendo com este sofrimento por até seis anos”, acrescentou o reumatologista George Christopoulos.

Segundo ele, há casos em que é necessário aplicar morfina para o controle da dor. “Têm pacientes que não conseguem nem mesmo sentar-se em cadeira de rodas para serem transportados, tendo que usar macas e seguirem direto para internação.”

Segundo estudos realizados no Brasil, de cada 100 pessoas acometidas pela zika, apenas dez apresentarão sintomas. De cada 100 pacientes acometidos pela dengue, 30 sentirão o peso da doença. No caso da chikungunya, nada menos que 95 pessoas em cada 100 sentirão os efeitos da doença, ou seja, poucos escaparão dos sintomas, entre eles a inflamação nas articulações.

Fonte: Ascom Santa Casa de Maceió

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate