Presidente da Coruripe fala sobre perspectivas do setor em simpósio sucroenergético

Presidente da Coruripe fala sobre perspectivas do setor em simpósio sucroenergético

“Competimos globalmente e eficiência em custos é a regra do jogo”, ressaltou Jucelino Sousa, presidente da Usina Coruripe, na 33ª edição do Simpósio da Agroindústria da Cana-de-açúcar de Alagoas. No evento, realizado entre os dias 27 e 29 de julho, no Centro de Convenções de Maceió, Sousa destacou ainda que, atualmente, criatividade e inovação são fatores que ajudarão as usinas a passarem pelo momento atual da economia.

Durante sua conferência, Jucelino fez uma retrospectiva dos últimos oito anos, mostrando os motivos que levaram as usinas à crise enfrentada hoje. “Falta de planejamento, políticas equivocadas ou ausência de políticas públicas, falta de atenção com a produtividade e incompetência gerencial, tanto do governo, quanto do nosso segmento”, explicou. Porém, apesar do baixo consumo de etanol com relação à gasolina e preços do açúcar em queda por três safras seguidas, as perspectivas, de acordo com Sousa, agora são positivas.

“O preço do açúcar finalmente começou a reagir e voltamos a patamares de três anos atrás. O consumo do etanol também melhorou em função de aumentos nos preços da gasolina, o que nos deixa otimistas, porém não como solução imediata. É preciso ter produção para usufruir dessa nova realidade. É necessário matéria-prima, um canavial bem cuidado, indústria em boas condições de operação e um mínimo de capital de giro”, ressaltou o presidente.

Jucelino destacou também a importância da gestão de pessoas. “Precisamos inovar para criar soluções, além de investir no clima organizacional da empresa. É isso que a Coruripe vem fazendo e, mesmo com as dificuldades, teve a maior produção da sua história na última safra, moendo 14 milhões de toneladas”, finalizou.

Ascom Usina Coruripe

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate