Apenas três em cada dez brasileiros são consumidores conscientes, aponta Procon

Apenas três em cada dez brasileiros são consumidores conscientes, aponta Procon

Segundo pesquisa, apenas três em cada dez brasileiros são consumidores conscientes. O indicador foi desenvolvido pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) para acompanhar as mudanças nos hábitos de compra e se os brasileiros caminham em direção ao consumo sustentável.

Dentre as prioridades do Procon Alagoas, estão a conscientização da importância do consumo responsável, com o objetivo de evitar impactos negativos tanto para quem compra quanto para a sustentabilidade da sociedade em geral.

Quando se trata de consumo sustentável – em que os cidadãos levam em conta fatores como práticas ambientais, sociais e financeiras -, o brasileiro ainda está em fase de transição e ainda não pode ser considerado “consciente”. Ainda de acordo com o Indicador de Consumo Consciente (ICC), as mudanças de hábitos de compras brasileiros caminham em direção ao consumo consciente, subindo  de 69,3% para 72,7% de 2015 para 2016.

Porém, apesar de ter apresentado melhora, o aumento do indicador foi baixo em relação a 2015. “Procuramos sempre incentivar e mostrar na prática tanto aos consumidores como aos nossos funcionários, a importância do consumo responsável. Nós, consumidores, podemos optar pela adoção de atitudes que evitem o desperdício ou o gasto desnecessário de um material”, explicou a superintendente do órgão, Flávia Cavalcante.

Ainda para a superintendente, um de seus objetivos principais à frente do órgão é sensibilizar e conscientizar os seus funcionários para a importância de reduzir o desperdício, através de capacitações ligadas ao consumo seguro e saúde.

Você é um consumidor consciente? Faça um teste

O Instituto Akatu disponibilizou um teste online (http://tcc.akatu.org.br/) que avalia o grau de consciência de pessoas ou comunidades quando consomem. Além disso, o teste oferece caminhos para que todos possam se tornar consumidores mais conscientes.

Ascom Procon

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate