Marx Beltrão ganha aval da AGU e contínua no páreo para Ministério do Turismo

Marx Beltrão ganha aval da AGU e contínua no páreo para Ministério do Turismo

A nomeação do deputado federal Marx Beltrão (PMDB-AL) para o Ministério do Turismo voltou a ser considerada pelo Palácio do Planalto.

Depois de “vazar” para a imprensa, na semana passada, que Renan Calheiros poderia indicar outro nome, assessores mais próximos do presidente Michel Temer dão como certa a escolha de Marx Beltrão, que pode ser anunciada ainda esta semana.

Renan Calheiros, como se sabe, não indicou outro nome, mas teria dado aval a Marx Beltrão, que foi indicado pela bancada do PMDB na Câmara Federal.

Nessa terça-feira, 26, o advogado geral da União, Fábio Medina, disse a jornalistas que “não vê ver impedimentos para nomeação do deputado para um ministério”.

A declaração da AGU é um sinal de que o nome de Marx Beltrão voltou a ganhar força no Planalto. Se ele será ministro, não se sabe. Mas o deputado tem atuado bem nos bastidores e transformou, nesses dias, o “silêncio” num forte aliado.

O Globo repercutiu a declaração de Medina. Veja:

Ministro da AGU diz não ver impedimentos para nomeação de Marx Beltrão no Turismo

BRASÍLIA – O advogado-geral da União, Fábio Medina Osório, defendeu que não há impedimentos para a nomeação do deputado Marx Beltrão (PMDB-AL), réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por crime de falsidade ideológica, para comandar o Ministério do Turismo. Os dois estiveram juntos na noite de segunda-feira, em um restaurante em Brasília, e Marx ouviu de Fábio Medina que não há barreiras para a confirmação de seu nome.

– Juridicamente falando, de acordo com a lei da ficha limpa, não há entrave para a nomeação. A nomeação ou não é uma questão política, envolvendo uma análise discricionária. O processo tem que analisar se houve enriquecimento ilícito, corrupção e dano ao erário. Pelo relato que se colheu desse processo, não há acusação de enriquecimento ilícito, corrupção, nem dano ao erário. Então, não há barreira para a nomeação – afirmou Fábio Medina ao GLOBO.

…O acerto em torno ao nome de Marx Beltrão foi feito na semana passada, mas a repercussão negativa pelo fato de ser réu no Supremo levou o governo a suspender, por enquanto, os trâmites para a nomeação. Marx tem buscado apoio para destravar o processo. No jantar nesta segunda-feira, Marx ganhou o incentivo de Fábio Medina.

– O que ele me disse ontem é que no meu processo não tem nada de relevante que possa prejudicar minha nomeação. Não houve dano ao erário. O que houve foi um erro formal – explicou Beltrão ao GLOBO.

Leia aqui o texto na íntegra: http://oglobo.globo.com/brasil/ministro-da-agu-diz-nao-ver-impedimentos-para-nomeacao-de-marx-beltrao-no-turismo-19789610#ixzz4Fd3BfEXx

_

EJ

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate