Emater e CPLA discutem planejamento de ATER para Cadeia do Leite em Alagoas

Emater e CPLA discutem planejamento de ATER para Cadeia do Leite em Alagoas

Representantes de entidades discutiram planejamento estratégico para assistência e extensão à produtores de leite

O diretor-presidente do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater-AL), Carlos Dias, esteve, na tarde desta terça-feira, 26, em reunião com o presidente da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Aldemar Monteiro, realizada na sede da Emater-AL, em Maceió.

Na ocasião, foi discutido um planejamento estratégico, através da prestação de serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), para produtores de leite no Estado.

De acordo com Dias, o papel da Emater, a princípio, foi de organizar minimamente as demandas apresentadas por ATER e, construir um plano de ação futuro para o fortalecimento da cadeia. “Isso será feito através da equipe dos técnicos do Instituto e mais também um sistema informatizado que vai cadastrar os produtores e acompanhamento de Ater online. Esperamos que até o fim do ano nós tenhamos o maior número possível de produtores de leite cadastrados”, conclui.

Para Aldemar Monteiro, explica que o objetivo foi construir uma proposta para fortalecer a atividade leiteira em Alagoas, através da Emater e da assistência técnica. “Hoje a já Emater tem 1219 produtores cadastrados e vamos ampliar esse número junto com a CPLA e as cooperativas que hoje tem em torno de 4000 para justamente ente para fortalecer o homem do campo. A ideia é monitorar esses produtores para que realmente nós consigamos fazer com que ele evolua no campo”.

Ainda de acordo com Aldemar, a ideia é que seja construída uma oficina de identificação dos produtores do Estado e, após essa etapa, seja feito um trabalho socioeconômico com esse público, mostrando a importância da atividade leiteira pra ele. “Vamos discutir os gargalos, o que será feito para evoluir e aumentar a produção. Tudo isso será trabalhado com Emater, Seagri e cooperativas para que seja levado a campo”.

Estiveram presentes também na reunião a superintendente de operações técnicas, Rita de Cássia Lima e a coordenadora da cadeia do leite pela Emater-AL, Fabiana Fontes, além de representantes da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) e da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes).


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate