Servidores ficam sem reajuste na maioria dos Estados: AL pode virar exceção?

Servidores ficam sem reajuste na maioria dos Estados: AL pode virar exceção?

Um levantamento feito pela Secretaria de Planejamento e Gestão de Alagoas, com dados do Consad, revela que Alagoas é um dos poucos estados do Brasil que ainda pode anunciar algum tipo de reajuste para o funcionalismo público este ano.

Segundo o levantamento, apenas um entre os 24 estados pesquisados – o Paraná – anunciou reajuste para seus servidores, de 10% , como retroativo de acertos do passado.

Outros 17 Estados já avisaram que não darão nenhum reajuste ao funcionalismo. Alagoas está entre as unidades classificada como “a definir”.

O secretário de Planejamento e Gestão explica que no ano passado a maioria dos Estados não deu aumento ao funcionalismo, o que deve ocorrer novamente este ano. “Alagoas foi um dos poucos estados que deu reajuste. Mas fizemos isso com responsabilidade, sem comprometer a capacidade do governo pagar em dia os salários e outros compromissos”, aponta Christian Teixeira.

Alagoas pode virar exceção em meio a crise que afeta os cofres de estados e municípios? O governo estadual trabalha com essa perspectiva. Mas por enquanto não existe a menor garantia ou sinalização disso.

O secretário de Planejamento e Gestão avisa que o governo de Alagoas define em maio se dará ou não algum percentual de reajuste ao servidor: “o esforço do governador Renan Filho e de toda a equipe é para dar um aumento aos servidores, mas como já disse, só poderemos fazer isso se tivermos o mínimo de garantia de que poderemos pagar em dia. Não adianta dar aumento e ficar como o Rio de Janeiro, onde os servidores estão em greve por atraso de salários”, pondera Christian Teixeira.


EJ

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate