Governo de RF pode sofrer 1ª derrota na Assembleia Legislativa de AL

Governo de RF pode sofrer 1ª derrota na Assembleia Legislativa  de AL

Apesar de “técnicos”, os vetos do Executivo a diferentes projetos de lei de autoria do Legislativo correm o risco de cair.

Nas últimas duas semanas, os deputados apreciaram 6 dos 9 vetos governamentais. O resultado das votações de algumas dessas matérias foram “surpreendentes”.

Pelo menos dois vetos tiveram 13 votos contra, faltando apena um voto para cair.

O governo enfrenta dificuldades para manter os vetos, a ponto recorrer para a retirada de projetos da pauta, para não sofrer derrota em plenário.

A partir desta terça, os três vetos considerados mais difíceis de serem mantidos serão colocados em pauta: escola livre (autoria de Ricardo Nezinho, PMDB), liberação da venda de bebidas alcoólicas nos estádios (autoria de Bruno Toledo, PROS) e Plano Estadual de Educação (autoria do Executivo).

Outras matérias de interesse do Executivo estão “dormindo” nas gavetas da Assembleia Legislativa. É o caso da lei que altera a alíquota do ITCD, que não chegou a ir para votação em plenário.

Quem acompanha o “clima” na Assembleia Legislativa avisa que as chances dos três caírem passam dos 50%. Existe uma “costura” entre deputados de diferentes partidos, incluindo o PMDB de Renan Filho, para derrubar dois vetos – escola livre e bebida nos estádios.

Fogo amigo

Entre os deputados do PMDB que votaram contra os vetos do governador, até agora, estão Davi Davino JR, Jaizirnho Lira, Jó Pereira, Marquinhos Madeira e Ricardo Nezinho.

Na base do “fogo amigo”, o governo de Renan Filho poderá sofrer a primeira derrota na Assembleia Legislativa .

Será um “recado” de que a base não anda muito satisfeita com o tratamento recebido do Executivo?


EJ

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate