Saiba quais os procedimentos para liberação de veículos apreendidos

Saiba quais os procedimentos para liberação de veículos apreendidos

Para tirar eventuais dúvidas de proprietários de veículos apreendidos por irregularidades de trânsito, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT) informa quais os procedimentos necessários para que os interessados retirem seus veículos do pátio do órgão de trânsito.

O procedimento de liberação começa quando o proprietário do veículo procura a sede da SMTT, no Tabuleiro do Martins, tendo em posse os seus documentos e os do veículo, juntamente com os nada consta do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Departamento de Estradas de Rodagem (DER/AL).

Com os documentos em mãos, o proprietário do veículo pagará o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) referente à apreensão do veículo, cujo valor corresponde à diária pela estadia no depósito da SMTT e também varia conforme o porte desse veículo.

“Se o veículo tiver sido guinchado, haverá incidência da taxa de recolhimento sobre o valor a ser pago. Após o pagamento, a liberação é emitida pela Divisão de Veículos e Equipamentos Apreendidos, e o proprietário do veículo é encaminhado ao depósito”, explica o agente de trânsito da SMTT, Diego Franco, que trabalha no setor de liberação de veículos.

Se no momento da apreensão a chave do veículo também tiver sido apreendida, ela é arquivada e devolvida ao proprietário no momento da liberação. O proprietário apresenta os documentos do veículo e os da liberação, assina a ata, e o veículo é liberado para circular novamente.

Há também os casos de veículos apreendidos por realizarem o transporte clandestino de passageiros. Neste caso, as equipes de fiscalização de transportes da SMTT recolhem a documentação dos veículos e após os devidos procedimentos administrativos da Coordenação de Fiscalização de Táxis e Especiais é encaminhada à Divisão de Veículos e Equipamentos Apreendidos para que a liberação seja realizada.

Ascom SMTT

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate