Governo ainda não descartou reajuste para servidores do estado este ano

Governo ainda não descartou reajuste para servidores do estado este ano

Na crise, estados considerados mais ricos, a exemplo do Rio de Janeiro e Rio grande do Sul, atrasam e parcelam salários dos servidores.

A maioria dos outros estados brasileiros, apesar de manter o pagamento do funcionalismo em dia acena com reajuste zero em 2016.

E Alagoas? Aqui a possibilidade de parcelamento de salários existe, mas é remota. Algo do tipo só se a economia do país piorar muito nos próximos meses.

O governo do estado, no entanto, não sinaliza se dará reajuste aos servidores do Executivo este ano. A expectativa que se mantém, no cenário atual, é reajuste zero.

Apesar disso, avisa o secretário Christian Teixeira, do Planejamento e Gestão, o governador Renan Filho ainda não “jogou a toalha” em relação a questão. “Existe um grande esforço de toda a equipe do governo para tentar viabilizar algum percentual para os servidores. Não dá para dizer agora se será possível, nem de quanto será. Em maio teremos essa resposta”, aponta.

A Seplag, segundo Christian Teixeira, tem feito vários estudos junto com a equipe de George Santoro, da Secretaria da Fazenda: “ainda não desistimos. Vamos fazer o máximo para dar algum aumento aos servidores. No entanto quero reforçar o que já disse antes. Nossa prioridade é assegurar o pagamento dos salários em dia. Se houver essa garantia e qualquer possibilidade, o governador atenderá as demandas dos servidores”, enfatiza.

A folha do Estado está hoje em cerca de R$ 265 milhões. Christian Teixeira diz que, em função do “crescimento vegetativo”, a folha deverá chegar a R$ 272 milhões até o final do ano, mesmo que o governo não dê nenhum reajuste. “Temos que ter muita responsabilidade neste momento. O governo reconhece a importância do funcionalismo, mas não pode correr o risco de atrasar ou parcelar salários”, enfatiza o secretário.

EJ

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate