Inventário Florestal de Alagoas é apresentado durante palestra no IMA

Inventário Florestal de Alagoas é apresentado durante palestra no IMA

O Instituto do Meio Ambiente (IMA), por meio do Herbário MAC, deu início, na manhã desta terça-feira (19), aos debates para a produção do Inventário Florestal Nacional (IFN), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Em palestra ministrada a pesquisadores convidados e órgãos ambientais do Estado, na sede do IMA, o consultor do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Guilherme Gomide, apresentou a metodologia que será utilizada no processo de coleta de dados, que terá início nesta quarta-feira (20).

O IFN tem como objetivo levantar informações sobre os recursos florestais do Brasil de forma sistematizada e periódica. O Serviço Florestal Brasileiro (SFB), órgão do Ministério do Meio Ambiente (MMA), iniciará a elaboração do Inventário Nacional por Alagoas, com a ajuda dos técnicos do IMA.

“É importante conhecer os recursos florestais para poder manejar e conservar o material botânico de Alagoas. Além disso, também tem a identificação da situação socioambiental para que, com a coleta, sejam criadas políticas públicas voltadas para a realidade local”, explicou Guilherme Gomide.

A coleta do material botânico será realizada pela empresa Brasil Florestal, enquanto o Herbário MAC ficará responsável pela identificação e conservação dos dados.

“O Inventário vem dar esse diagnóstico da situação atual da floresta de Alagoas e, com o depósito desse material no Herbário, a coleção científica será enriquecida, facilitando o conhecimento da diversidade da flora alagoana”, afirmou Rosângela Lemos, curadora do Herbário MAC.

O projeto do Inventário Florestal de todo o território nacional teve início em 2011 e deve ser concluído até 2017, mesmo prazo para a conclusão do IFN de Alagoas. Uma vez concluído, deverá renovado a cada cinco anos.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate