Sesau assegura equoterapia para mais de seis municípios alagoanos

Sesau assegura equoterapia para mais de seis municípios alagoanos

Desenvolvida para reabilitar a capacidade motora em pessoas com deficiência, a equoterapia – que representa uma equitação terapêutica com cavalos – é disponibilizada gratuitamente para pacientes de São Miguel dos Campos, Anadia, Boca da Mata, Campo Alegre, Junqueiro, Roteiro e Teotonio Vilela. Serviço assegurado graças ao termo de compromisso firmado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) com a Associação de Equoterapia Maria Benedito de Sá.

Com isso, mesmo sem estar inclusa nas terapias assistidas asseguradas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a Sesau disponibiliza mensalmente o serviço a 60 pacientes dos sete municípios que integram a V Região de Saúde. Realidade que se deve ao fato de, comprovadamente, a equoterapia proporcionar inúmeros benefícios psicológicos aos pacientes, principalmente no combate à depressão e aumento dos sentimentos de autoestima e independência.

Argumento defendido pela supervisora de cuidados à pessoa com deficiência da Sesau, Renata Bulhões. Isso porque, de acordo com ela, a equoterapia assegura excelentes resultados no que diz respeito à aprendizagem, memorização, concentração, cooperação e socialização. “Por meio desta modalidade terapêutica, o paciente também organiza o esquema corporal, o equilíbrio e regula o tônus muscular”, salienta Renata Bulhões.

Sessões – Localizada na Fazenda São Benedito, no Povoado Coité, em São Miguel dos Campos, a Associação de Equoterapia Maria Benedito de Sá mantém sessões de segunda a sexta-feira, sempre das 8h às 12h e das 14h às 18h. De acordo com Renata Bulhões, por meio de movimentos variáveis, rítmicos e repetitivos, praticados pelo cavalo, ocorre uma sinergia entre o animal e o paciente, aumentando a quantidade de informações sensoriais que o praticante recebe.

E segundo a supervisora de cuidados à pessoa com deficiência da Sesau, esse tratamento tem sido eficaz na estimulação de crianças e adultos autistas, com deficiência mental e visual, além de pacientes vítimas de traumatismo e com síndromes de Down e Rett, entre outras. Mas de acordo com ela, o tratamento só pode ser iniciado depois que o paciente passa por uma avaliação médica.

Com o aval e a indicação do profissional, o paciente começa a ser apresentado ao animal gradualmente, respeitando as limitações de cada um. Quanto ao medo dos animais, Renata Bulhões salienta que os cavalos passam por um treinamento para que estejam preparados para a equoterapia.

Rede – E além da Associação de Equoterapia Maria Benedito de Sá, em São Miguel dos Campos, a Sesau mantém termos de compromisso com o Centro de Equoterapia da Sociedade Pestalozzi de Maceió, Associação de Equoterapia de Alagoas, Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal), Complexo Multidisciplinar Tarcizo Freire e a Associação de Reabilitação e Equoterapia Santa Clara (Ecresc). Com isso, são atendidas 716 pessoas por mês, oriundas das dez regiões de saúde.

Ascom Sesau

 

 

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate