Programa de Avicultura Familiar beneficia mais 73 famílias em Mar Vermelho

Programa de Avicultura Familiar beneficia mais 73 famílias em Mar Vermelho

Mais 73 famílias de agricultores familiares do município de Mar Vermelho foram beneficiadas na última sexta-feira (15) com a entrega de 1.000 pintinhos entregues pelo Programa de Avicultura Familiar (PAF) executado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri).

A ação reuniu o superintendente de Inclusão Produtiva da Seagri, Israel Alcântara, a prefeita Juliana Almeida, o vice-prefeito André Almeida, vereadores do município e dirigentes de cooperativas, associações e sindicatos rurais da região. O superintendente da Seagri destacou que essa foi a segunda vez que o município foi contemplado pelo PAF.

“O Governo busca alternativas viáveis para o desenvolvimento produtivo desses agricultores. A produção de hortaliças, a piscicultura e a avicultura foram identificadas como atividades de baixo custo, fácil manejo e já adaptadas à região. Além disso, existe um amplo mercado caso essas famílias desejem expandir seu negócio”, observou Israel Alcântara.

Segundo o secretário de Estado da Agricultura, Álvaro Vasconcelos, a Seagri tem trabalhado na identificação das potencialidades de cada município para a obtenção de resultados no menor espaço de tempo possível.  “Nossa intenção é fomentar a avicultura e a aquicultura, por exemplo, como atividades comerciais. No caso de Mar Vermelho, muitas famílias beneficiadas já fazem uma criação informal de aves e, a partir do aumento no número de animais e do acompanhamento técnico da Seagri, esperamos que elas passem a integrar efetivamente a cadeia produtiva da avicultura, fornecendo a matéria-prima para as avícolas instaladas em Alagoas”, explicou.

Na avaliação da prefeita de Mar Vermelho, a parceria com o Governo do Estado tem colaborado no sentido de dar as condições necessárias para o pequeno produtor rural do município. “Buscamos dar ao agricultor familiar condições de produzir com eficiência e isso estamos fazendo com um grande esforço e prazer. Não tenho dúvidas de que as políticas colocadas em prática pela nossa gestão, em parceria com o Governo do Estado, conseguirão dar relevo ainda maior ao papel da agricultura familiar na nossa economia local”, disse Juliana Almeida.

Programa de Avicultura Familiar

Dentro da Superintendência de Inclusão Produtiva, a Seagri desenvolve o Programa de Avicultura Familiar (PAF), que beneficia 900 famílias em 18 municípios alagoanos. No mês de outubro de 2015, o Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) aprovou a liberação de R$ 558 mil para o PAF, o que permitiu o início do processo de instalação do programa em mais 30 cidades.

Para que o município seja incluído no PAF a prefeitura deve assinar um termo de adesão junto à Seagri assumindo a responsabilidade por prestar assistência técnica, selecionar as famílias beneficiadas e adquirir a produção para programas como o PNAE e o PAA. A Seagri fica responsável pela distribuição das aves para início da produção e pela distribuição da ração inicial. A ideia é de que, com esse suporte, o produtor passe, em pouco tempo, a administrar seu negócio de forma independente.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate