De um jeito ou de outro, “palavra final” do impeachment será de Alagoas

De um jeito ou de outro, “palavra final” do impeachment será de Alagoas

De novo Alagoas está no olho do furação. O estado, como se sabe, esteve no centro do impeachment do presidente Fernando Collor, em 1992.

Collor, embora tenha perdido o mandato, foi absolvido anos depois pelo STF. Era tarde. Quem iria lhe devolver tempo que lhe restava à frente da presidência?

Com Dilma Rousseff, o destino poderá ser o mesmo. A presidente está sendo julgada na Câmara Federal, segundo sua defesa, sem ter cometido crime de responsabilidade. Se tirado seu mandato e ela for julgada inocente destes crimes, depois, o mandato não voltará mais.

Golpe na democracia ou não, o destino de Dilma Rousseff passará por Alagoas.

O Estado tem tudo dar a “palavra final” no processo de impeachment – de um jeito ou de outro.

Com o “placar apertado” a aceitação ou recusa do pedido pode sair na bancada de Alagoas na Câmara Federal, a última a votar no domingo.

Se passar na Câmara Federal, mesmo que antes de chegar na bancada de Alagoas, o pedido vai cari no colo do presidente do Senado, o alagoano Renan Calheiros, do PMDB.

Aperto

O Palácio do Planalto, apesar da aparente desvantagem, trabalha ainda com a possibilidade de conseguir derrubar no plenário da Câmara Federal o impeachment. A conta nesta quinta-feira, 14, foi fechada com menos otimismo. O governo contava apenas com 174 votos, apenas 3 a mais do que o necessário. Já a oposição canta vitória antes do tempo e fala em até 380 votos, quando precisa apenas de 342.

Restam dois

Em Alagoas, como antecipei aqui, apenas dois deputados ainda não declararam o voto no impeachment: Marx Beltrão e Ronaldo Lessa.

Marx Beltrão adianta que anuncia sua decisão antes da votação. “Como a bancada de Alagoas votará por último, farei questão de anunciar minha posição antes, para que depois não digam que decidi de última hora pela conveniência do momento”, pondera.

O quadro, acredita Marx Beltrão, continua indefinido. “Tem muita conversa fiada em torno do impeachment, muitas informações desencontradas. A decisão, embora no momento seja aparentemente favorável a oposição, vai ficar para o domingo”, avalia.

EJ

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate