Primeira entrega de sementes de 2016 beneficia 520 famílias de Campo Alegre

Primeira entrega de sementes de 2016 beneficia 520 famílias de Campo Alegre

Cerca de 520 famílias de baixa renda e agricultores familiares do distrito de Luziápolis, no município de Campo Alegre, foram beneficiados nesta quarta-feira (13) pela primeira entrega de sementes realizada pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) em 2016. A distribuição de 400 quilos de sementes de feijão de corda faz parte do programa Barriga Cheia, executado pelo Governo do Estado, em parceria com usinas de cana de açúcar e as prefeituras alagoanas.

O agricultor Walter Luiz de Souza, de 67 anos, comemorou a chegada das sementes com a certeza de superação de mais um período de entressafra da cana de açúcar na região. “Eu quero plantar a semente e colher para todos nós. Na minha casa, moram seis pessoas. Tenho ainda quatro filhos, alguns netos e bisnetos. Esse feijão vai ser para a família toda, para quem quiser. Eu não planto só para mim, planto para quem quiser”, disse Seu Walter, que nasceu em Ouro Branco, no Sertão alagoano, mas que adotou o distrito de Luziápolis como lar há 30 anos.

As sementes distribuídas em Luziápolis serão plantadas em uma área de 150 hectares cedida pela Usina Sinimbu. O empresário Fábio Brito, diretor da unidade industrial, elogiou a iniciativa do Governo do Estado em buscar parcerias com a iniciativa privada.

“Essa ação traz resultados muito positivos para os trabalhadores rurais e para a empresa, que renova suas terras para o plantio da cana e ajuda a fortalecer a economia de toda a região. Estamos à disposição do Governo do Estado para outras parcerias nesse sentido”, afirmou Brito.

Em 2015, o programa Barriga Cheia beneficiou mais de duas mil famílias com a distribuição das sementes de feijão. A qualidade das sementes, elogiada pelos produtores rurais no ano passado, foi mantida em 2016, trazendo a expectativa de uma safra ainda maior, segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campo Alegre, Edvânio Martins. “Onde essa semente cai, ela brota. O povo da cidade está animado para a colheita deste ano. Estão nos procurando para garantir as sementes e devemos plantar até o final do mês, quando a prefeitura tiver preparado todo o terreno”, disse.

A deputada estadual Jó Pereira, que representou a prefeita Pauline Pereira, impossibilitada de comparecer à cerimônia por motivos de saúde, destacou a importância dessa parceria no auxílio ao agricultor familiar.

“Isso aproxima o Governo de uma das áreas que serve de alicerce para economia alagoana, que é a agricultura. E hoje, especialmente, estamos aqui em Campo Alegre entregando a semente que vai possibilitar o alimento para essas famílias e fazer girar a economia do município. O Barriga Cheia é um programa que, com muita maestria, o governador Renan Filho e o secretário Álvaro Vasconcelos vêm mantendo, aproximando-se do município, entregando a semente, acompanhando a colheita. Isso valoriza o nosso agricultor”, observou a deputada.

De acordo com o secretário da Agricultura, Álvaro Vasconcelos, já estão confirmadas as participações, no programa Barriga Cheia, dos municípios de Campo Alegre, Teotônio Vilela, Junqueiro e Maceió. “Estamos aguardando as confirmações das prefeituras de Atalaia e Murici para ampliar o programa. No total, vamos distribuir dois mil quilos de sementes de feijão de corda para beneficiar famílias de baixa renda e os trabalhadores rurais que estão sem ocupação devido à entressafra da cana”, explicou o secretário.

“A ideia do governador Renan Filho é oferecer, por meio do programa Barriga Cheia, uma fonte de renda e de alimento para manutenção dessas famílias no período da entressafra. Em 2015, tivemos um sucesso muito grande com essa aça. Em 2016, fizemos um investimento maior e pretendemos ampliar a área plantada e o número de beneficiados, tomando os cuidados necessários para que o pequeno agricultor tenha acesso às melhores sementes do mercado. Daqui a pouco tempo, estaremos aqui na região para comemorar uma grande colheita”, disse Vasconcelos.


Ascom Seagri

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate