Poço perfurado em Batalha garante água para mais de 400 pessoas

Poço perfurado em Batalha garante água para mais de 400 pessoas

O sobe e desce das serras, estradas de barro e a distância do centro da cidade não são empecilhos para que o Governo do Estado cumpra com o seu compromisso de levar água à população do Sertão.

Na manhã de sábado (9), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) entregou à população das comunidades de Alto do Meio e Dionel, em Batalha, dois poços que foram perfurados este ano, beneficiando mais de 400 pessoas.

O Programa de Perfuração de Poços, idealizado pela Semarh, tem atuação efetiva para permitir que as famílias residentes em locais distantes tenham acesso à água.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, participou da entrega e garantiu para as duas comunidades no município a implantação de sistemas de dessalinização para tratar a água salinizada e assegurar aos moradores água potável e apta ao consumo humano.

“O Governo de Alagoas está investindo mais de R$ 30 milhões em recursos hídricos para as regiões do Agreste e Sertão. Atuamos para destravar processos e dar andamento aos convênios, por meio dos programas Água para Todos e Água Doce, do Governo Federal, e Perfuração de Poços, desenvolvido com recursos próprios da Semarh”, discursou o Alexandre Ayres.

O trabalho desenvolvido pela Semarh, vislumbrando a instituição de uma nova Alagoas, abre novas oportunidades sociais e econômicas para as famílias, em sua maioria agricultores das duas comunidades, em Batalha. Somente no povoado Alto do Meio, a vazão da água é de 25 mil litros por hora. Já em Dionel, mais de cinco mil litros por horas passam a ajudar a população.

Desenvolvimento – Cícero Leite da Silva, de 55 anos, é residente no assentamento Cajá dos Negros. A água do povoado Alto do Meio vai beneficiar os moradores de sua região. Inicialmente, a água será destinada para matar a sede dos animais e uso doméstico.

“Ter água com fácil acesso representa para nós um grande avanço social. No assentamento Cajá dos Negros, somente o fato de os nossos animais poderem beber dessa água já nos deixa entusiasmado, porque eles representam ganhos e isso aumenta um pouco mais a nossa renda”, explicou Cícero Leite.

No povoado Dionel, Ana Paula é professora e repassa ensinamentos aos seus alunos sobre a conscientização do consumo responsável da água. Neste sábado, ela e seu marido, José Roberto dos Santos, agradeceram pelo poço perfurado, porque é sinônimo de melhora no abastecimento da comunidade.

“As famílias sabem perfeitamente que esta água obtida por meio do poço artesiano vai facilitar a nossa vida, nos garante mais dignidade e força para seguir lutando por nossos objetivos, que é sempre ter água abundante para produzir e gerar economia”, avalia a professora.


Ascom Semarh

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate