Sileal destaca a força do leite perante a economia alagoana

Sileal destaca a força do leite perante a  economia alagoana

Presente entre os seis produtos mais importantes da agropecuária brasileira, o leite também figura o mesmo papel relevante nos indicadores da agroindústria alagoana, sendo a segunda maior força da economia, perdendo apenas para o império da indústria da cana-de-açúcar.O agronegócio do leite e seus derivados possui segue presente em 90% do municípios alagoanos e sustenta mais de 80 mil famílias.

A estimativa do Sindicato da Indústria dos Laticínios e Derivados Lácteos (Sileal) é que a agropecuária leiteira seja responsável pela empregabilidade direta e indireta de mais de 30 mil pessoas, considerando: agricultores familiares, colaboradores de laticínios e profissionais técnicos como veterinários, engenheiros agrônomo e zootecnistas, entre outros.

“Há um movimento sólido a favor do leite em Alagoas que permitiu a modernização de nossa indústria e potencial para dar condições sustentáveis às características nutritivas, sociais e econômicas desse alimento presente em nossa vida há séculos”, enfatizou Arthur Vasconcelos, presidente do Sileal. “Além do destinamento à programa sociais, a indústria alagoana conseguiu, nos último 10 anos, desempenhar um trabalho de variabilidade na produção de derivados e configurar um mercado competitivo”.

Apesar dos esforços conjunto entre gestão pública e indústria, segundo Arthur Vasconcelos, ainda é preciso lançar políticas públicas e fiscais para delimitar melhor os rumos da agroindústria do leite: “o setor possui perfil organizado, com engajamento de uma câmara setorial exclusiva, mas ainda necessita de um olhar especial para os programas que garantem o metabolismo do processo produtivo”, apontou.

Desempenho nacional

O Brasil segundo dados da Embrapa Gado de Leite possui, hoje, acima de 1 milhão de propriedades que exploram o leite, ocupando diretamente 3,5 milhões de pessoas. A produção nacional ocupa a quinta posição no contexto mundial e cresce a uma taxa anual de 4%, superior à de todos os países que ocupam os primeiros lugares.

O levantamento da Embrapa ainda mostra que a produção brasileira nos últimos 25 anos aumentou 150%. O país passou de 8 bilhões em 1975 para 19,8 bilhões de litros em 2000. “Os impactos dessa produção em Alagoas também sobressai no comércio local e externo. Diversos produtos industrializados aqui podem se encontrados no mercado regional e nacional. A projeção dos laticínios vinculados ao Sileal é ir além, e dentro de mais alguns anos lançar projeto de exportação”, revelou.

O Sieal representa os 25 laticínios que atuam nas principais regiões leiteiras do estado, sendo umas das principais fontes de escoamento da produção total do Estado.

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate