Além do PMDB, PSD, PR e PSC também ganharam força na “dança das cadeiras” em AL

Além do PMDB, PSD, PR e PSC também ganharam força na “dança das cadeiras” em AL

Terminado o prazo para as filiações partidárias, os principais líderes políticos do estado cuidam agora de fechar as planilhas para analisar perdas e ganhos na dança das cadeiras partidos, encerrada em definitivo neste sábado, 2, quando foi fechada a janela para troca de legendas dos candidatos nas eleições deste ano.

O PMDB é, de longe, o partido que mais ganhou musculatura no processo, aumentando sua bancada na Assembleia Legislativa de 3 para 11 deputados, o número de prefeitos de 27 para pelo menos 36, além de dobrar o número de vereadores.

O governador Renan Filho passou os últimos dias “costurando” as novas filiações ao PMDB e ajudou também na composição de outros partidos da base aliada. No “apagar das luzes”, Renan Filho confirmou a filiação de mais um prefeito: James Ribeiro, de Palmeira dos Índios.

O PMDB também dobrou sua bancada na Câmara Federal, de para dois deputados e tem ainda um senador e o governador.

Correndo por fora

Embora filiado ao PMDB, o deputado federal Marx Beltrão coordena politicamente o PSD e é uma espécie de conselheiro de dirigentes do PSC e PRB. Juntas, essas três legendas tinham dois deputados estaduais e agora tem sete sendo 3 do PSD, 3 do PSC e um do PRB.

O número de prefeitos e candidatos a prefeito do grupo de Marx Beltrão praticamente dobrou.

Outro deputado federal que vem ganhando força, discretamente, é Maurício Quintella, do PR. Nesse sábado ele esteve em Olho d’Água das Flores, ao lado do “ex-prefeito Carlos André (Nem), vice-prefeito Rubinho e vereadores, recebendo os novos filiados ao Partido da República em Olho D’Água das Flores”.

Nos últimos dias, Quintela já havia anunciado a filiação do vereador Dilma Rousseff. Fábio em Arapiraca e de Dinho Leite, candidato a prefeito de Craíbas.

Dever de casa

O prefeito Rui Palmeira conseguiu ampliar a bancada dos partidos de sua base de apoio, especialmente do PSDB, que tinha 2 vereadores em Maceió e agora tem seis. Os partidos aliados também cresceram: o PP tinha três e ficou com quatro, o DEM tinha um e ficou com dois e o PDT continua com 1.

Desidratando

Os partidos médios e pequenos perderam força em Alagoas. A exceção do PHS, que recebeu o deputado federal Givaldo Carimbão e seu grupo – incluindo o deputado estadual Carimbão Junior – o PP, o PRTB, o PDT, o DEM e o PSDB perderam representantes na Assembleia Legislativa e em vários municípios.

O balanço final será feito nos próximos dias.

_

EJ

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate