Secretária da Mulher participa de Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Secretária da Mulher participa de Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência

A secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Roseane Cavalcante (Rosinha da Adefal), participou, nesta quarta-feira (15), no auditório da Universidade Tiradentes (Unit), da III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Maceió. O encontro teve como tema central ‘O desafio na implementação das políticas da pessoa com deficiência: a transversalidade como a radicalidade dos direitos humanos’.

A participação nas conferências regionais ou municipais é condição para a discussão em instância estadual, que acontece durante o mês de novembro deste ano. Entre os eixos que norteiam o debate estão gênero, raça e etnia, diversidade sexual e geracional; órgãos gestores e instâncias de participação social, além da interação entre os poderes e os entes federados

Segundo Rosinha, 28% da população alagoana têm algum tipo de deficiência e a institucionalização da Superintendência da Pessoa com Deficiência, na estrutura da Secretaria, contribui para o retorno que esta parcela da sociedade precisa dispor.

A secretária citou, ainda, a Lei Brasileira de Inclusão, sancionada no início deste mês pela presidenta Dilma Rousseff, como um forte instrumento de empoderamento dessas pessoas.

“Enquanto deputada federal, apresentei diversas propostas que compõem essa lei, além de ter trabalhado na articulação para que fosse sancionada, pois sei da importância desse instrumento para o empoderamento das pessoas com deficiência”, afirmou.

As conferências são importantes espaços de discussão que contribuem para identificar o que deve ser priorizado na construção das políticas públicas. Além da secretária Rosinha, participaram da mesa de abertura da conferência a secretária Municipal de Assistência Social, Celliany Rocha, a presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Walkíria Lúcia, a vereadora Tereza Nelma e a delegada da Criança e do Adolescente, Adriana Gusmão.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate