Alagoas conquista cobertura vacinal acima de 96% contra a aftosa

A primeira etapa teve como meta a vacinação de 1,2 milhão de animais
Alagoas conquista cobertura vacinal acima de 96% contra a aftosa

Após análise parcial dos dados, a Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), por meio da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), informou que na primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2015 foi registrada uma cobertura vacinal acima de 96% do rebanho de bovídeos.

A primeira etapa – realizada em maio passado, no período de 1º a 30 de maio – teve como meta a vacinação de 1,2 milhão de animais. Já o prazo para a declaração foi encerrado no último dia 15 de junho.

De acordo com o levantamento realizado pela Adeal, na Unidade Regional de Sanidade Animal e Vegetal (URSAV) de Arapiraca a cobertura vacinal foi de 94,7%; em Santana do Ipanema, 95,6%; e em União dos Palmares foi de 98,6%.

Todos os municípios alagoanos ultrapassaram o índice mínimo exigido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que é de 80%.

“O criador alagoano está de parabéns. Fez a parte dele, vacinando os animais e declarando nos escritórios da Adeal. Foi uma cobertura vacinal expressiva”, declarou o presidente da Adeal, Marcelo Lima, lembrando que Alagoas vem mantendo um percentual acima de 96% nos últimos anos.

De acordo com dados do Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária (Sidagro) da Adeal, receberam a dose antiaftosa em Alagoas 1.146,150 bovídeos de um rebanho total de 1.206,097 animais existentes no Estado.

O órgão de defesa informou ainda que os proprietários de animais que não vacinaram e não declararam serão notificados e autuados pela Adeal, além de serem obrigados a efetuar o pagamento de multas.

Para quem não vacinou o rebanho a multa é de R$ 205,90 e para quem deixou de declarar R$ 638. Estando em situação irregular com a Adeal, o criador fica impossibilitado de também retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA), sendo impedido de circular e comercializar com os animais.


Ascom Adeal

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate