Prefeitura libera auxílio e famílias começam a deixar abrigo

Prefeitura libera auxílio e famílias começam a deixar abrigo

Parte das famílias que estão alojadas no abrigo provisório da Prefeitura de Maceió, oriundas da desocupação da Favela do Jaraguá, já começou a deixar o espaço e organiza a mudança para o novo endereço. Ao todo, 171 famílias já estão de posse do documento que comprova o pagamento do auxílio-moradia.

O auxílio é um benefício eventual concedido em situações de emergência pelos municípios e é pago diretamente às famílias, como prevê a Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), por um período de três meses, podendo ser prorrogados por mais três, a depender da situação de vulnerabilidade e risco social. O benefício é no valor de R$ 250.

A secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha, destaca que todas as solicitações do benefício eventual em decorrência da desocupação da Favela do Jaraguá já estão encaminhadas e as famílias já começam a sacar o valor nesta segunda-feira (22). “As primeiras famílias que deram entrada no encaminhamento já começam hoje a sacar o benefício. Todos os pedidos já estão empenhados e apenas o banco está concluindo o trâmite processual. Nossa previsão é que até amanhã (terça-feira) todas as famílias já possam sacar o benefício”, explicou.

O pescador Nelson dos Santos é um dos beneficiados com o auxílio-moradia. Nesta segunda-feira, ele já se preparava para fazer a mudança para o novo imóvel alugado onde vai morar, no bairro do Trapiche da Barra. “Consegui uma casinha para morar no Trapiche, onde vou ficar até que a minha casa seja entregue pela Habitação. Já estou cadastrado na Habitação há alguns anos”, disse.

O pescador estava no abrigo provisório desde a última quinta-feira. “Fui um dos primeiros a procurar o atendimento da Semas aqui no abrigo. Fiz o meu cadastro para o auxílio moradia e foi muito bem tratado pelas assistentes sociais. Nós tivemos toda atenção possível, mas graças a Deus meu auxílio-moradia saiu e vou poder retomar minhas atividades”, completou Nelson.

Cadastro Único

Nesta segunda, equipes do Cadastro Único para programas sociais (CadÚnico) estão no abrigo provisório fazendo atendimento das famílias que ainda não estavam inseridas no CadÚnico. José Cícero dos Santos, 47 anos, foi um dos primeiros a ser atendido. “Eu trabalho ajudando pescadores e como carroceiro, mas nunca fiz o cadastro do CadÚnico. Estou na casa de parentes, mas já consegui garantir o auxílio moradia e amanhã devo me mudar para a casa que consegui alugar no Bom Parto. Estou torcendo para conseguir entrar também no Bolsa Família para ajudar ainda mais minha família”, disse José Santos.

Desde a desocupação da Favela do Jaraguá – que atende à determinação da Justiça Federal de retirar a chamada Vila dos Pescadores do bairro do Jaraguá para reintegração de posse da área de Marinha -, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) concedeu 171 auxílios moradia e acolheu 53 famílias no abrigo provisório.

Na área antigamente ocupada pela favela, será construído o Centro Pesqueiro. O espaço, projetado desde 2007 para qualificar o trabalho da pesca na região, terá suas obras iniciadas nos próximos dias, assim que todo o entulho seja retirado do local e a área esteja completamente cercada.


Ascom Semas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate