Christian Teixeira diverge de servidores: ‘reajuste do IPCA não é lei em Alagoas’

Christian Teixeira diverge de servidores: ‘reajuste do IPCA não é lei em Alagoas’

O secretário de Planejamento e Gestão anda incomodado com um “mito” que está virando verdade em Alagoas. “O reajuste de salários pelo IPCA não é lei como muitos andam dizendo”, resume.

Christian Teixeira diz que isso não enfraquece a reivindicação dos servidores, que considera justa, mas pede para esclarecer: “se fosse lei a gente não estaria negociando”, pondera.

O secretário diz ainda que o reajuste do IPCA em si nunca foi lei: “Na verdade, a cada ano o governo  de Alagoas enviava para a Assembleia Legislativa um projeto propondo um reajuste salarial que era baseado na variação do IPCA”, pondera.

O IPCA, explica Teixeira, fazia parte de uma política salarial da gestão anterior e de um outro momento: “hoje o Brasil vive uma situação bem mais difícil, bem mais complexa. Devemos viver a realidade de cada momento. Não é possível conceder a variação do IPCA porque se o assim o fizer o governo corre o risco de não conseguir pagar os salários. O país está num momento de retração de sua economia, o que obriga o estado a se adaptar a essa realidade”, pondera.

Conquista

Para o Movimento Unificado dos Servidores de Alagoas (MUSA), o reajuste pelo IPCA é “lei” sim.

Mas lei ou não, a CUT-AL considera que o reajuste pelo IPCA é uma conquista do servidor. “Não abrimos mão dos 6,41%”, avisa Rilda Alves.

A presidente da CUT-AL adianta que o servidor até aceita dividir o reajuste em duas parcelas, mas reduzir, não. Esse “recado” será dado num grande ato público no próximo dia 25.

O governo, como se sabe, ofereceu 5% em três parcelas. Até lá governo e servidores podem voltar a negociar.

Edivaldo Junior

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate