Secretária de Estado da Saúde realiza revisão administrativa no Ceaf

Secretária de Estado da Saúde realiza revisão administrativa no Ceaf

Com a missão de garantir a agilidade no acesso a medicamentos excepcionais para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a central administrativa do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf) passou por mudanças em sua estrutura funcional. As alterações, implementadas pela secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, visam a melhor qualificação do serviço, que atende a milhares de alagoanos e proporciona a continuidade do tratamento prescrito nas unidades de saúde.

A nova equipe de gestão é coordenada por Andeline Lopes, que responde pela gestão dos almoxarifados e pela farmacêutica Renata Castro, responsável técnica pela assistência farmacêutica.

Entre as mudanças efetuadas pela gestão estadual, está a criação de um Núcleo de Judicialização exclusivo para a assistência farmacêutica estadual, que visa agilizar o andamento dos processos judiciais e que está sendo coordenado pelo advogado Jalbas Santos.

“Realizamos alterações administrativas para assegurar a perenidade da assistência farmacêutica aos usuários do SUS alagoanos. Isso porque, eles sempre sofreram com a deficiência no fornecimento dos medicamentos”, pontuou a secretaria de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska.

Ela evidenciou que “as adequações realizadas no Ceaf irá assegurar que a população passe a confiança no fornecimento de remédios pelo Estado, que é um direito dos cidadãos e é uma prioridade do governador Renan Filho”.

Processo Parados – Ainda durante inspeção realizada nesta quinta-feira (18), à sede do Ceaf, localizado na Rua Goiás, no bairro Farol, em Maceió, Rozangela Wyszomirska constatou que mais de 500 processos abertos em 2014, referentes à aquisição de medicamentos, foram paralisados pela gestão passada.

“Com isso, será realizado um mutirão para que esses processos sigam o seu trâmite legal e sejam concluídos. Além disso, iremos trabalhar para que os novos processos não sejam afogados em um oceano de ineficiência burocrática”, ressaltou a gestora.

A secretária de Estado da Saúde também conversou com usuários do Ceaf e ouviu sugestões para qualificar o atendimento à população. Diabético, o aposentado Severino Almeida, 67 anos, informou que recebe ampolas de insulina do Estado e que, mesmo sendo bem atendido pelos técnicos da unidade, espera que o serviço não sofra descontinuidade.

“Meu desejo é que o Ceaf melhore ainda mais, porque muitos alagoanos necessitam de medicação. Este serviço é a salvação de muitas pessoas que, assim como eu, não dispõem de dinheiro suficiente para comprar suas medicações mensais”, salientou Severino Almeida.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate