Meio Ambiente defende ações planejadas para convivência com a seca

Meio Ambiente defende ações planejadas para convivência com a seca

O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, participou na manhã desta sexta-feira (19) de uma sessão pública na Assembleia Legislativa do Estado, que debateu alternativas para a utilização da água do Canal do Sertão. A sessão foi proposta pelo deputado estadual Ronaldo Medeiros, que considerou importante a presença da Semarh que administra a obra em conjunto com um Comitê Gestor formado pelas Secretarias de Infraestrutura (Seinfra) e Agricultura Pesca e Aquicultura (Seapa).

De acordo com o secretário, Alexandre Ayres, desde janeiro de 2015, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, a Seinfra e a Seapa têm atuado de maneira integrada em benefício do avanço dos trabalhos para contemplar as famílias que residem, principalmente, na região do canal. Ayres destacou ainda o apoio da Agência Nacional de Águas (ANA) para agir no planejamento hídrico do Estado.

“Tenho acompanhado as discussões sobre o Canal do Sertão e a população quer resultados efetivos. Desta forma, temos seguido os preceitos da Política Nacional de Recursos Hídricos que prioriza o consumo de água voltado para as pessoas. Posteriormente, estaremos planejando que este bem natural também contemple os animais e a agricultura familiar por intermédio dos sistemas de irrigação”, declarou o secretário Alexandre Ayres em sua fala durante a sessão pública.

Outro assunto abordado pelo secretário de Estado do Meio Ambiente foi em relação ao planejamento do estado para a convivência com a estiagem.

“Precisamos mostrar aos moradores do Agreste e Sertão que existe a necessidade de conviver com a seca. Para isso, é fundamental ter programas e projetos em benefício dos moradores. Ao ter conhecimento de que a estiagem ocorre todos os anos, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente tem o compromisso de ampliar do Programa Água Doce [PAD], Programa Água Para Todos, perfuração de poços e também a recuperação de nascentes, que leva água de qualidade às famílias”, informou o secretário.

O secretário finalizou a sua participação ao afirmar que o estado atuará conscientizando e capacitando os agricultores para não desperdiçar os recursos hídricos encaminhados pelo Canal do Sertão aos moradores do Sertão.

Segundo os dados apresentados pelo secretário-adjunto de Infraestrutura, Alzir Lima, o Canal do Sertão tem a extensão de 250 metros e deverá beneficiar os moradores do Agreste ao chegar em Arapiraca. A obra corta 17 municípios, no entanto levará benefícios para 40 cidades. Mais de um milhão de alagoanos terão acesso aos recursos naturais provenientes do canal.

Agricultores residentes próximo do Canal do Sertão, representantes do Governo de Alagoas, Codevasf, Faeal, Crea, Fetag e União dos Vereadores de Alagoas (Uveal) estiveram presentes à sessão pública promovida pela Assembleia Legislativa do Estado.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate