Mais de 400 servidores participam de capacitação na área contábil

Mais de 400 servidores participam de capacitação na área contábil

Sala cheia e alunos atentos. Assim estão sendo as aulas da II Semana Contábil e Fiscal de Estados e Municípios (Secofem) que conta com a participação de mais de 400 servidores estaduais, municipais e dos tribunais de contas que atuam no setor público na área de contabilidade, fiscalização e aplicação de recursos.

As capacitações estão ocorrendo em salas de aulas na Universidade Tiradentes (Unit), separadas por 23 oficinas ministradas por 19 técnicos do Tesouro Nacional.

O analista de finanças e controle da Secretaria do Tesouro Nacional, Diego Boente, é um dos instrutores da Semana Contábil, responsável pela oficina cujo tema é Procedimentos Contábeis Orçamentários.

Diego Boente atua numa Gerência que realiza procedimentos contábeis. Um deles é o Manual de Contabilidade aplicada ao setor público – documento utilizado por todos os Estados da Federação. Na oficina, ele abordou a necessidade de uniformizar documentos desse tipo.

Segundo Boente, a disciplina vai dar todas as diretrizes a respeito dos registros orçamentários para serem alimentados e, assim, consolidar as contas nacionais com o objetivo de formar um bom produto de consolidação – que é o trabalho do Tesouro Nacional. Boente ressaltou que a troca de experiências em sala de aula aprimora também o trabalho do Tesouro.

“É uma oportunidade também de nós aprendermos com a Federação vivenciando os casos práticos que eles trazem”, ressaltou o analista.
O professor avaliou bem a participação dos alunos dessa oficina que atuam no setor contábil orçamentário. Segundo ele, as dúvidas mais recorrentes são sobre a classificação das despesas orçamentárias.

“O pessoal tem perguntado bastante sobre como classificar as despesas – dada uma situação concreta. Essa orientação está no Manual de Contabilidade aplicada ao setor público e orientamos também através da nossa Ouvidoria”, contou Boente.

Para o instrutor, a expectativa é que os alunos atuem como agentes multiplicadores compartilhando o que foi aprendido com os colegas que não participaram do encontro. “É muito importante uniformizar os procedimentos em toda Federação. Por isso a nossa orientação é que o contador que trabalhe em um determinado órgão leve essas informações para o seu setor”, explicou.

O assessor contábil, Marcos Gomes, que atua em alguns municípios alagoanos disse que está se reciclando e ressaltou a importância dessa iniciativa tendo em vista o dinamismo da contabilidade pública.

“A oficina de hoje foi excelente, instrutor preparado, experiente, dominando o assunto; eu, particularmente, tirei muitas dúvidas. Sem dúvida está sendo uma oportunidade única para nós contadores do setor público”, enfatizou o participante.

Parceria – O evento é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Controladoria Geral do Estado (CGE-AL), do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e Tesouro Nacional com apoio também de instituições como o Tribunal de Contas do Estado (TCE-AL), Associação dos Municípios de Alagoas (AMA) e Universidade Tiradentes (Unit).

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate