Centro Xingó de Convivência com o Semiárido recebe certificação mundial

Centro Xingó de Convivência com o Semiárido recebe certificação mundial

O projeto Centro Xingó de Convivência com o Semiárido, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa) e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (Iabs), receberam o certificado do Programa Dryland Champions, da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (da sigla em inglês UNCCD).

Também foi reconhecido com a certificação o Prêmio Mandacaru, que é realizado pela Iabs.

A cerimônia de entrega dos certificados Dryland Champions 2015 ocorreu nessa quarta-feira (17), na cidade de Caicó (RN), durante evento de comemoração ao Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca.

A premiação é um reconhecimento mundial de indivíduos, organizações e empresas cujas ações, iniciativas ou projetos promovam a gestão sustentável do solo e o combate à desertificação e à seca.

A Seapa foi representada pelo secretário-adjunto Henrique Soares e o Iabs pelos técnicos Paulo Sandoval e Maití Fontana.

“Essa certificação é um reconhecimento do trabalho desenvolvido no Centro Xingó pelo governo do Estado e todos os parceiros, entre eles, o Iabs. Com certeza teremos, a partir dessa premiação, o fortalecimento e novas oportunidades para os dois projetos”, afirmou Henrique Soares.

Apresentação

Durante o evento, foi realizada uma exposição de todos os projetos contemplados e apresentações de outras iniciativas de combate à seca e à desertificação. Também ocorreu o anúncio das ações do Ano Internacional dos Solos pelo representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

O Centro Xingó de Convivência com o Semiárido está localizado na cidade de Piranhas e possui uma área de 70 hectares. Com sua criação, o Governo de Alagoas busca contribuir com a geração de renda e melhoria da qualidade de vida da comunidade local.

Entre as ações do centro estão: promoção à ovinocultura e a caprinocultura, avicultura caipira, apicultura, cultura de espécies forrageiras e biofábrica para produção de sementes e mudas.

Para saber mais sobre os dois projetos: www.xingo.com.br / www.iabs.org.br/premio mandacaru.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate