Alagoas solicita mais 37 profissionais do Programa Mais Médicos

Quinze municípios formam selecionados como prioritários pela gestão estadual de saúde
Alagoas solicita mais 37 profissionais do Programa Mais Médicos

Como parte do novo ciclo do Programa Mais Médicos, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) solicitou, ao Ministério da Saúde (MS), a inclusão de mais 37 médicos para atuar nos municípios do interior de Alagoas. As cidades selecionadas foram Penedo, Porto Real do Colégio, São Miguel dos Campos, Senador Rui Palmeira, Rio Largo, Craíbas, São José da Tapera, Inhapi, Olho D´água Grande, Jundiá, São Sebastião, Pão de Açúcar, Arapiraca, Dois Riachos e Jacuípe.

“Foram selecionados 15 municípios como prioritários. Todos atendem aos critérios estabelecidos pelo Governo Federal e sentem dificuldade em fixar um profissional médico”, destacou a coordenadora estadual do Mais Médicos, Ivana Pita. Ela ressaltou, ainda, que a chegada dos novos médicos pode influenciar positivamente os índices de saúde da região.

Histórico – Em Alagoas existem 220 médicos, provenientes do Mais Médicos, atuando em 60 municípios. A coordenadora lembrou que a implantação do programa já é um sucesso no Estado, trazendo um impacto positivo nos índices de atendimento e resolutividade da Atenção Básica.

Ivana Pita ressaltou que os profissionais foram bem recebidos pela população local, que agora pode contar com um médico residente em suas localidades, atendendo cinco dias por semana. “Lugares que historicamente tinham dificuldade para atrair esses profissionais, hoje contam com médicos que fazem parte da comunidade, o que ajuda na identificação dos principais problemas da cidade e na resolução dos mesmos”, destacou.

A solicitação para a ampliação do número de profissionais já foi encaminhada para o Ministério da Saúde (MS), que deve enviar uma resolução ainda neste semestre. “O programa Mais Médicos continua avançando em todo o País e seus inscritos estão frequentemente passando por atualizações, capacitações e avaliações”, ressaltou Ivana.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate