Estado busca construir novo matadouro em Santana do Ipanema

Estado busca construir novo matadouro em Santana do Ipanema

O governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), realizou, nesta sexta-feira, 12, reunião para buscar meios que possibilitem a construção de novo matadouro público na cidade de Santana do Ipanema.

Atualmente, o município do Sertão alagoano dispõe de um matadouro, que atende a oito cidades da região, entre elas, Poço das Trincheiras, Maravilha, Senador Rui Palmeira, Dois Riachos e Ouro Branco.

Mas o local é considerado fora dos padrões exigidos pelos órgãos de fiscalização do Estado e precisa passar por adequações. No encontro desta sexta-feira, na sede da Seapa, ficou constatada a necessidade de se construir um novo abatedouro.

Para a concretização da obra, o Estado ficará à frente, com a participação das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e Recursos Hídricos, do Instituto do Meio Ambiente (IMA-AL), da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) e do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater).

Também irão fazer parte da força-tarefa a Prefeitura de Santana do Ipanema, a Federação de Agricultura do Estado de Alagoas (Faeal) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

O secretário Álvaro Vasconcelos se colocou à disposição da Prefeitura de Santana do Ipanema para ajudar no quer for possível. “O empenho do governo será total e com certeza vamos conseguir concretizar a obra do novo abatedouro”, disse.

Obra parada

Segundo o prefeito de Santana do Ipanema, Mário Silva, em 2005 teve início a construção de um matadouro para abate de pequenos animais, que é dividido em dois setores: um para avicultura e outro para bovino, caprino e ovino.

“Devido a várias complicações no projeto, na construção e na compra indevida de equipamentos, a obra está parada. Mas com o apoio e comprometimento de todos, como IMA, Secretaria de Agricultura, Ministério do Desenvolvimento Agrário, que é o principal financiador, vamos conseguir concluí-lo. Esse matadouro é importante para o Sertão”, enfatizou o prefeito Mário Silva.

A ideia, afirma o prefeito, era manter o abate bovino nesta obra, mas na reunião desta sexta-feira ficou constatado que é impossível uma adequação, por isso será necessária a construção de um novo matadouro público.

O local, ainda não definido, será em Santana do Ipanema ou entre o município e a cidade de Olho d’Água das Flores. Com o novo abatedouro, diz Mário Silva, Santana do Ipanema passará a atender a 20 municípios da região. Hoje, a cidade abate, em média, por semana, cem bois.

A reunião teve também a participação do deputado federal Marx Beltrão; do secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Alexandre Ayres; do diretor-presidente do IMA-AL, Gustavo Ressurreição Lopes; do presidente da Faeal, Álvaro Almeida; do presidente da Adeal, Marcelo Lima; do presidente da Emater, Carlos Dias; da assistente técnica do Médio Sertão do MDA, Edileide Brandão, e representantes da Prefeitura de Santana do Ipanema e técnicos da Seapa e Adeal.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate