Defesa Civil de Maceió alerta para possibilidade de chuvas

Defesa Civil de Maceió alerta para possibilidade de chuvas

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Maceió (Comdec) alerta a população para a possibilidade de chuva na capital a partir desta quinta-feira (11). De acordo com o monitoramento realizado pelo órgão e informações técnicas repassadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), uma nuvem se aproxima da costa litorânea com certa velocidade, vinda do Oceano Atlântico, e a previsão é de que seja registrado um nível de águas pluviais considerado moderado.

O titular da Comdec, Dinário Lemos, informa que a nuvem está, aproximadamente, a 100 quilômetros da costa e, de acordo com os dados da Sala de Alerta da Semarh, a previsão é de que continue chovendo até sábado (13). O boletim meteorológico aponta que a chuva deve atingir, além da região litorânea, o Baixo São Francisco e a Zona da Mata de Alagoas, com possibilidade de algumas pancadas em locais isolados. No entanto, o alerta maior é para o Litoral Sul e Região Metropolitana de Maceió.

Lemos reforça que o município, por meio dos órgãos que compõem o Conselho de Defesa Civil de Maceió, está com um planejamento traçado para quaisquer eventualidades em decorrência das chuvas, sobretudo nas áreas identificadas como de risco na capital. Além do plantão 24 horas para atender a população no caso de ocorrência, ele destaca o trabalho preventivo realizado no início deste ano pela Prefeitura a partir da Operação Inverno.

Criado em 2013, o Conselho é presidido pela Comdec e envolve as Secretarias Municipais de Infraestrutura e Urbanização (Seminfra), de Assistência Social (Semas) e de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), e as Superintendências de Limpeza Urbana (Slum) e de Energia e Iluminação Pública (Sima). De acordo com Lemos, estes órgãos estão com equipes mobilizadas e de prontidão para prestar assistência à população.

“Em caso de risco ou ameaça por conta das chuvas, o cidadão maceioense pode ligar para o Corpo de Bombeiros (193), para que a Defesa Civil de Maceió seja acionada ou diretamente para os telefones 0800 030 62 05, 3315-1437 ou 98884-2020”, informa o coordenador.

Operação Inverno

O trabalho foi iniciado no Vale do Reginaldo e segue pelas áreas de risco com a participação de diversos órgãos municipais para a prevenção aos danos e acidentes durante a quadra chuvosa. A Operação reúne, além da Comdec, a Seminfra, a Sempma, a Semas, a Sima, a Slum e a SMCCU.

Lemos lembra que a Operação Inverno foi iniciada em 2014 e os resultados, durante o período chuvoso, foram positivos em relação à redução de incidentes nas áreas de risco. Neste ano, as ações foram intensificadas no início de março no Vale do Reginaldo, onde mutirão foi realizado pelos órgãos que compõe o Conselho.

“Esta parceria entre os órgãos municipais reflete em benefícios aos moradores. Nossa intenção é prevenir ocorrências de acidentes nas áreas de riscos e aproveitamos este período para adiantar as ações. São serviços essenciais que seguem a determinação do prefeito Rui Palmeira”, completou o titular da Comdec.

Secom Maceió

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate