Governo decide dar reajuste diferenciado para servidores do Estado

Governo decide dar reajuste diferenciado para servidores do Estado

A proposta de reajuste para o funcionalismo estadual será apresentada, nesta quarta-feira, 10, por pelo menos três secretários.

Com agenda no interior do Estado, o governador Renan Filho não participa da reunião com o movimento unificado dos servidores, que acontece a tarde, no Palácio dos Palmares.

Durante reunião preparatória realizada na noite dessa terça-feira, 9, ficou definido que o secretário de Educação, vice-governador Luciano Barbosa, vai apresentar a proposta para os professores e negociar, separadamente, com o Sinteal.

O secretário da Casa Civil, Fábio Farias, vai negociar com a área de segurança, incluindo militares e Polícia Civil.

Já o secretário de Planejamento e Gestã, Christian Teixeira, vai apresentar a proposta geral para o funcionalismo.

A lógica do governo é tratar cada caso de forma diferente. Os professores, por conta do Fundeb (que destina recursos específicos para a Educação), terão uma proposta de reajuste maior – semelhante ao que ocorreu na prefeitura de Maceió.

Os militares, segundo entendimento de setores do governo, não receberiam o IPCA porque já receberam aumento e janeiro e terão outro aumento em julho. A mesma lógica está sendo “negociada” com a Polícia Civil, que está em greve. O governo acredita que as negociações avançaram e esperam o fim da greve nos próximos dias.

Para o restante do funcionalismo, o governo deve oferecer um índice acima de 3% e abaixo de 6%.

O diálogo com os servidores promete ser franco. O secretário da Fazenda, George Santoro, estará a postos, calculadora na mão, mostrando as contas do Estado.

Em resumo, o que eles vão dizer é que o Estado, por conta da crise nacional, não tem como dar o IPCA de 6,5% para todas as categorias. Além disso, o governo tem a seu favor o argumento da LRF, que apesar de batido, continua muito forte.

Renan Filho estará na região da bacia leiteira, fazendo entrega de sementes a agricultores. Mas quem conhece o governador sabe que ele vai monitorar tudo a distância, segundo após segundo, palavra após palavra.

Edivaldo Junior

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate