Instituto de Terras de Alagoas trabalha para assentar o homem do campo

Mais quatro propriedades adquiridas pelo Estado se tornarão novos assentamentos
Instituto de Terras de Alagoas trabalha para assentar o homem do campo

Trabalhar para alcançar uma reforma agrária eficiente no estado. Esta é a missão do Instituto de Terras de Alagoas, o Iteral, que deve organizar mais de 280 assentamentos e 3.200 famílias espalhadas pelo Estado assistidas pelo instituto.

Com esse propósito, o diretor presidente do Iteral, Jaime Silva, solucionou o primeiro desafio: regularizar a situação de Alagoas com o governo federal. “Quando assumimos o Iteral, não podíamos assentar famílias porque estávamos inadimplentes por falta de prestação de conta”, explicou o diretor.

Hoje, a realidade do instituto é outra. Com situação regularizada e quatro propriedades compradas para assentar famílias, o Iteral agora trabalha para bater a meta de abrigar 400 famílias até o fim do ano. E, para isso, o Iteral conta com o apoio do governo do Estado que estimula essa aproximação com o homem do campo.

“Essa boa relação com os movimentos é uma das prioridades do Governo. Além disso, o governador pede que o Iteral não meça esforços para assentar essas famílias. Por isso, ele está ajudando muito o instituto para que a gente possa atingir a nossa meta”, pontuou Jaime Silva.

E o apoio não só se restringe ao governo do Estado, mas, também aos movimentos agrários distribuídos pelo estado. Com a implantação do Comitê de Conflitos Agrários, segundo o diretor presidente, ficou mais fácil sanar as necessidades dos agricultores do estado, já que eles são a ligação direta entre governo e movimentos sociais.

Programa de crédito fundiário
Os agricultores ligados ao Iteral podem esperar melhoras para o programa de Crédito Fundiário. Segundo o diretor presidente, o maior projeto e mais importante, agora, é aumentar o teto para a compra de terras em Alagoas, já que o estado possui um dos preços mais altos. E, além disso, dar uma assistência aos agricultores familiares.

“Não basta assentar essas 3200 famílias. Nós temos que assistir cada uma delas. Governo compra a terra, entrega ao agricultor, dá assistência técnica e dá prazo para ele pagar e carência. Tem tudo para ele permanecer no campo. Tem tudo para ser perfeito! A única dificuldade que nós encontramos hoje é o valor da terra”, finaliza o diretor presidente, Jaime Silva.

O sucesso deste trabalho foi sentido na visita que o governador Renan Filho fez ao assentamento Ceci Cunha, em Arapiraca, durante a promoção do Governo Presente, ocorrido na semana passada.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate