Estado inicia planejamento para desenvolver a caprinocultura e ovinocultura

Estado inicia planejamento para desenvolver a caprinocultura e ovinocultura

A Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), iniciou, esta semana, o planejamento do Programa Estadual para o Desenvolvimento das Cadeias Produtivas da Caprinocultura e Ovinocultura.

Em reunião, na sede da Seapa, representantes de vários segmentos discutiram os projetos, programas, ações e demandas que fortaleçam o setor.
O planejamento surgiu a partir de encontros realizados com criadores de ovinos e caprinos. A elaboração do programa atende as demandas dos produtores. “O setor é fundamental para o desenvolvimento da pecuária na agricultura familiar do Estado. Nosso planejamento visa atender aos anseios destes produtores, fortalecendo a cadeia e ampliando sua rentabilidade”, avalia o secretário-adjunto estadual de Agricultura, Pesca e Aquicultura, Carlos Henrique Soares.

O diretor de Fortalecimento das Cadeias Produtivas da Seapa, Leonardo Pinto, apresentou, no encontro, dados sobre o rebanho estadual, análise histórica e programas e ações.

Com base em informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2013, o rebanho estadual é de 268.727 animais, sendo 202.168 ovinos e 66.559 caprinos. “De 2003 a 2013, o rebanho em Alagoas permaneceu uniforme. 60% estão no Agreste e Sertão e os outros 40% nas demais regiões do Estado”, afirma Leonardo Pinto.

O gestor do Arranjo Produtivo Local (APL) Caprino e Ovino do Médio e Alto Sertão e Bacia Leiteira, Reginaldo Guedes, aponta os eixos mais fortes e necessários para o setor: “tecnologias adaptadas ao semiárido, capacitações, infraestrutura e foco na comercialização”.

Reginaldo Guedes afirma que os produtores esperam concretizar as propostas analisadas e avaliadas desde janeiro de 2015 com o novo governo. “Queremos, junto aos parceiros, em especial o governo do Estado, melhorar a renda e a produtividade e desenvolver a ovino e a caprinocultura”.

Atualmente, o APL Caprino e Ovino abrange 21 municípios do médio e alto Sertão e da Bacia Leiteira e tem georreferenciados 890 produtores rurais.

Entre as demandas e propostas estão: Programa de Desenvolvimento da Ovinocultura no Litoral e Zona da Mata de Alagoas; criação de Central de Produção de Borregos, assistência técnica especializada e contínua; conclusão da fábrica escola de processamento de carnes ovina e caprina de Delmiro Gouveia; regularização das unidades de beneficiamento de leite; Programa Estadual de Sanidade Caprina e Ovina; Programa de Ovino de Leite; e Programa de Unificação da Cadeia Produtiva.

Participaram da reunião o chefe-geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Caprinos e Ovinos, Evandro Holanda, os professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) José Deodorico, Greicy Bezerra Moreno, Oscar Boaventura e Diogo Ribeiro, o técnico da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba, Cláudio Regis, a representante do Sebrae, Poliana Lemos, o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seapa, Hibernon Cavalcante e o assessor técnico da Seapa, Flávio Serbim.


Ascom Seapa

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate