Renan Filho deve extinguir até 8 secretarias de Estado  

Renan Filho deve extinguir até 8 secretarias de Estado  

Uma máquina mais enxuta e mais eficiente. É com esse objetivo que o governador eleito traça o projeto de reforma administrativa que vai colocar em prática já a partir do 1º dia de governo.

Atualmente o Poder Executivo de Alagoas tem 24 Secretarias de Estado, embora algumas pastas – é o caso da Secretaria Executiva do Governar tenham uma estrutura mínima.

Renan Filho (PMDB) ainda está definindo o tamanho, buscando o melhor modelo para o estado, mas sem perder de vista as necessidades de composição política, até porque ele sabe que ninguém – ninguém mesmo – governa sozinho.

“Quero uma máquina mais enxuta. A redução no número de secretarias vai gerar mais economia para o estado. E não é só isso. Quero e ter condições de acompanhar tudo, pessoalmente, de ver como anda o desempenho de cada pasta e conversar com os secretários regularmente, o que fica difícil com o número atual de Secretarias”, diz o governador eleito.

Renan Filho imagina que o governo vá ficar com um número entre 16 e 18 secretarias de estado. Ele deve anunciar já nos próximos dias quais pastas devem passar por um processo de fusão, exceto a pastas de Articulação Política e Articulação Solcial, que serão extintas.

“Estamos estudando qual o melhor modelo. Não vamos excluir as secretarias, vamos integrá-las para reduzir os custos para o Estado. Ficaremos com menos de 20 pastas. Com o enxugamento da máquina, será possível fazer mais investimentos. Vou recriar a secretaria de Esportes porque o esporte promove a integração das pessoas e o estado mais violento do país não pode abrir mão disso”, disse Renan Filho

Cenários possíveis

Nas Pastas que formam, junto com PGE e CGE o “núcleo duro” do governo não deve haver grandes alterações. Fazenda, Gestão, Gabinete Civil, Infraestrutura, Gabinete Militar, Comunicação, Gestão Pública, Planejamento, Educação e Saúde devem ser mantidas com o mesmo nome e funções.

Para essas Secretarias o governador eleito deve indicar técnicos ou pessoas de sua confiança. Nas demais, é possível sim que trabalhe para contemplar politicamente a sua base de apoio.

É possível imaginar a fusão da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) com a Secretaria de Defesa Social.

Outra fusão viável pode incluir Secretaria da Agricultura, Secretaria de Pesca e, possivelmente, Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

As Secretarias de Turismo, do Trabalho e de Ciência e Tecnologia podem se fundir com a área de Desenvolvimento Econômico (hoje no Planejamento) e formar uma nova Pasta.

Articulação Política e Articulação Social como já se sabe serão extintas. Contou? Essas treze Secretarias serão reduzidas, provavelmente, a seis ou sete.

O governador já disse que vai criar a Secretaria de Esportes. Nesse caso ele pode criar uma Pasta isolada ou promover a fusão com a Cultura ou Sepaz, que também tem propostas de disseminar a cultura de paz e o combate a violência, através de suas ações.

A Sepaz também pode se fundir com Secretaria de Assistência Social e Secretaria da Mulher e Cidadania.

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate