Consultor declara Alagoas favorável à pecuária

Consultor declara Alagoas favorável à pecuária

Há quase 13 anos fazendo consultorias em Alagoas, o engenheiro agrônomo de Mato Grosso do Sul, André Sório retorna ao Estado para fazer parte do programa Mais Pasto. O programa é um projeto piloto desenvolvido pela Federaçao da Agricultura e Pecuéaria de Alagoas (Faeal) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administraçao Regional em Alagaos (Senar-AR/AL).

Formado no Rio Grande do Sul, André é assessor de proprietários rurais. “Sempre quis trabalhar com assistência agrícola e o comércio internacional. A produção de alimentos foi o que mais se aproximou desses dois desejos. Acabei me formando em agronomia”, afirma o consultor.

A vinda de André Sório para apoiar o programa Mais Pasto foi iniciada ainda no final do ano passado. A idéia sempre foi dar suporte à pecuária local por meio de uma nova consultoria de duração de 24 meses. “A metodologia que usamos é de assistência técnica coletiva e capacitaçoes. Meu trabalho aqui é o de supervisionar os consultores e produtores. Usamos uma metodologia de acompanhamento bimestral”, declara André.

Para o consultor, a pecuária em Alagoas é favorável ao clima. Porém, falta informação e competitividade para aquecer o setor. “Com a crise da cana, muitos produtores querem alternativas e o nordeste tem um potencial para a criação e pastagem”, destaca.

O programa Mais Pasto é voltado para o produtor de médio porte e está focado no aumento da competitividade pecuária de leite e corte, criação de bovinos e ovinos. Além de levar em consideração a proteção ambiental, a qualidade da água e a economia local. “O Brasil é produtor de 1/4 de toda a proteína do planeta. O trabalho de produção de alimentos com qualidade é importante porque a gente produz aqui para alimentar o mundo”, conclui o consultor André Sório.

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate