Alagoas recebe certificação mundial de zona livre da aftosa

Alagoas recebe certificação mundial de zona livre da aftosa

Uma comitiva alagoana segue neste fim de semana a Paris para receber o anúncio mais esperado dos últimos tempos no setor agropecuário: o reconhecimento internacional de Alagoas como área livre de aftosa com vacinação.

Entre os membros desta comitiva, está o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior.
Desde a última suspeita de registro de um caso de febre aftosa no Estado até agora foram 15 anos. Nesse tempo, produtores, governo do Estado – por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri) – e outros órgãos parceiros, além de gestores municipais e estaduais, uniram forças para mudar esta realidade.

Com a criação da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) e a conscientização dos criadores, entre outras ações focadas na mudança deste cenário, Alagoas bateu recorde nas campanhas de vacinação.

Para o secretário José Marinho Junior, esta viagem a Paris tem uma importância grande porque volta a colocar Alagoas no cenário mundial.

“Graças aos esforços do governador Teotonio Vilela e todos que fazem a Seagri e a Adeal, conquistamos a zona livre de aftosa. Isso não é apenas uma certificação, é sim, a reabertura de mercado para o Estado. É a permissão de que produtores alagoanos podem comercializar seu rebanho livremente e a mudança de vida das pessoas que virá com esta certificação”, destacou Marinho.

A certificação será anunciada pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE), durante a 82ª Sessão Geral da Assembleia Mundial de Delegados da OIE, que será realizada de 25 a 30 de maio, na Maison de La Chimie, em Paris. O evento reúne representantes do mundo todo e mostra um cenário mundial sobre a saúde animal. Só no dia 29 é quando Alagoas será um dos estados anunciados como zona livre de aftosa.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate