Missão entre Canadá e Alagoas vai revitalizar cadeia produtiva do leite

Missão entre Canadá e Alagoas vai revitalizar cadeia produtiva do leite

Representantes de Quebec vêm a Alagoas com a finalidade de fazer um panorama sobre a cadeia produtiva de leite e discutir ações para o desenvolvimento do setor. A missão será realizada entre os dias 9 a 13 de junho e marca a continuação da parceria entre Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), e o Governo de Quebec, por meio da Universidade de Valacta.

Técnicos dos órgãos envolvidos na missão estiveram reunidos nesta segunda-feira (28) na sede do Sebrae, em Maceió, para discutir a missão do Canadá à Alagoas. Dessa vez, a missão ao Estado terá foco na revitalização de toda a cadeia produtiva do leite, com dois aspectos principais a questão nutricional e a qualidade genética.

Na programação estão visitas a queijarias formais e informais, associações, e indústrias de produtos lácteos, além de uma oficina. Um dos integrantes da missão é o diretor técnico de Valacta, centro especialista no setor em Quebec, Humberto Monardes.

De acordo com o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Hibernon Cavalcante, a missão tem como objetivo o desenvolvimento do setor. “A ideia é preparar os produtores, indústrias e todos os envolvidos da cadeia produtiva para desenvolverem um trabalho de qualidade e oferecerem um bom produto, uma boa produtividade e tendo com isso, mais espaço no mercado”, disse Hibernon.

Para o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior, o governador Teotonio Vilela Filho, e o vice José Thomaz Nonô tiveram visão de futuro ao fechar parcerias internacionais visando o desenvolvimento do Estado.

“A parceria com Quebec, por exemplo, traz grandes oportunidades para desenvolver a cadeia produtiva do leite com incentivos a melhoria de qualidade na mão de obra, manejo, e na produção. A troca de experiências, a realização de pesquisas no setor só traz ganhos para os produtores alagoanos”, destacou Marinho.

Além da Seagri, são parceiros na missão o Sebrae, o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater), o Instituto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Ictal), Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) e Sindicato das Indústrias de Laticínios de Alagoas (Sileal).

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate