Hortaliças orgânicas são cultivadas em quartel do Corpo de Bombeiros

Hortaliças orgânicas são cultivadas em quartel do Corpo de Bombeiros

Os bombeiros de Alagoas estão cultivando há um mês, mais de três mil mudas de hortaliças no Grupamento de Incêndio (GI), localizado no bairro Tabuleiro do Martins. Sem uso de agrotóxico, utilizando adubo orgânico, foram plantadas mudas de alface das variedades lisa e americana, coentro, pimentão, pimenta condimentar e milho.

No terreno são cultivados 1.200 pés de alface, 500 pés de milho, 300 de coentro, 200 pés de pimentão e 10 pés de pimenta condimentar. Para que o projeto fosse concretizado, o Corpo de Bombeiros Militar contou com parceiros, como a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) e Superintendência Geral de Administração Penitenciária (Sgap).

O comandante do Grupamento de Incêndio, major Clemens Barbosa é um dos idealizadores do projeto. Segundo ele, a horta vai além de uma simples ocupação de terreno ocioso. “O projeto inicial era utilizar o espaço no quartel. Depois percebemos que a horta trouxe disciplina, atenção e muito aprendizado, além de servir como uma boa alimentação e uma terapia ocupacional”, destacou Clemens.

O major Clemens ressaltou a importância dos reeducandos Jalcivam Barreto Cristo, Marcelino da Silva Santos e Edson dos Santos, como de fundamental importância para que, em aproximadamente 30 dias, todos os produtos pudessem ser colhidos.

O soldado do Corpo de Bombeiros Carlos Gomes é também engenheiro agrônomo e assumiu a responsabilidade técnica da horta. Para ele, vê-la produzindo é mais uma vitória da corporação.

“Em 2007 foi iniciada uma horta dentro do Quartel do Comando Geral e, infelizmente, por fatores externos não conseguimos dar continuidade. Agora tudo indica que no GI o projeto terá prosseguimento. O Corpo de Bombeiros investiu apenas R$ 44 nesse projeto. Se a corporação fosse comercializar os produtos, teria um lucro de aproximadamente R$ 3 mi”, disse Gomes.

O coronel Adriano Amaral, representando o Comando Geral, sugeriu possíveis parcerias de doações de alimentos para orfanatos, escolas e creches do município, após identificar que os alimentos já são consumidos pelos militares do grupamento.

A coordenadora ambiental da Slum, Rita Maria Bezerra de Araújo e o gerente-geral da colônia industrial do São Leonardo Thales Michel das Chagas Silva visitaram a horta e também receberam produtos prontos para o consumo.

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate