Delegado-geral contabiliza avanços no comando da Polícia Civil

Delegado-geral contabiliza avanços no comando da Polícia Civil

Ao completar 100 dias à frente da Polícia Civil de Alagoas, neste domingo (27), o delegado-geral Carlos Reis observa diversos avanços administrativos e operacionais e anuncia novas metas a serem alcançadas a curto e médio prazos pela instituição.
Uma das principais conquistas se deu no campo da valorização profissional com a aprovação e sanção, pelo Governo do Estado, do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos policiais civis, uma reivindicação de muitos anos da categoria, que contou com o apoio da atual direção da instituição policial.

Em reunião com o governador Teotonio Vilela, o delegado-geral teve a iniciativa de fazer o pedido para que o Estado implementasse o auxílio-alimentação para todos os policiais civis, cujo esboço para elaboração do decreto – que já foi encaminhado para apreciação do Gabinete Civil – foi feito pela própria Delegacia Geral.

Foi também na atual gestão que delegados, escrivães e agentes de polícia, aprovados no último concurso, realizado pelo governo estadual, foram nomeados para os seus cargos, suprindo parte da carência do efetivo.

Descentralização

Seguindo as determinações do governador Teotonio Vilela e orientação da Secretaria de Estado da Defesa Social, no sentido de prestar com eficiência os serviços de segurança pública à população alagoana, o delegado-geral Carlos Reis decidiu instalar o 21º Distrito da Capital que funciona provisoriamente na sede do 8º DP, o qual terá os seus serviços desafogados. Mas, em curto espaço de tempo, a delegacia será instalada no conjunto Carminha, com utilização de recursos do Proinvest. Em breve a Delegacia do 1º Distrito também voltará a um prédio no Centro da cidade, para atender melhor à sociedade e comerciantes da região.

“Esse projeto faz parte de um programa de descentralização das ações da Polícia Civil; nossa ideia é que as sedes dos distritos estejam na própria comunidade, facilitando o acesso à população”, explicou o delegado-geral, que em sua gestão também promoveu o retorno do 3º Distrito Policial à antiga sede, próximo à Praça Moleque Namorador, no bairro de Ponta Grossa, como também a volta da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DRN) ao prédio localizado no bairro do Trapiche da Barra, ao lado do cinturão verde da indústria Braskem.

Em relação à DRN, a Delegacia Geral da Polícia Civil fortaleceu as ações com a indicação de quatro delegados para a unidade especializada. Até então, havia apenas um. Ampliou também o quadro de agentes e escrivães. “Acredito que somente com o combate sistemático ao tráfico, esse mal que aflige a sociedade, poderemos reduzir os índices de violência em Alagoas”, afirma o delegado-geral Carlos Reis.

Combate ao narcotráfico

O delegado-geral informou ainda que será estruturado um novo prédio para ampliar o combate ao narcotráfico. O prédio hoje ocupado pela DRN terá o retorno do 22º DP, que também voltará à antiga sede, dentro do projeto de descentralização na prestação dos serviços da PC à sociedade alagoana.

Outra medida visando o enfrentamento às organizações criminosas foi o reforço às investigações em relação aos roubos a bancos e outros crimes ocorridos no Estado. Por meio de portaria, três experientes delegados (Nilson Alcântara, Ana Luíza Nogueira e Rodrigo Rocha Cavalcante) foram nomeados para auxiliar o trabalho realizado por setores e delegacias da Polícia Civil.

A Polícia Civil participou, nesse período, da reativação da Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit), que realiza o policiamento preventivo em toda a região litorânea (de Jacarecica ao Pontal da Barra) devendo ser estendida à orla lagunar de Maceió.

Possivelmente, ainda este ano, a instituição contará com um laboratório de combate à corrupção e lavagem de dinheiro. Os entendimentos com o Ministério da Justiça estão adiantados, devendo convênio ser firmado na próxima quarta-feira (30). “Vamos capacitar nosso pessoal e adotar todas as providências necessárias, pois esta é uma questão que está na ordem do dia, sendo primordial para o combate à criminalidade, especialmente às organizações criminosas”, disse Carlos Reis.

Delegacias itinerantes

Outra novidade: a instalação de delegacias itinerantes nos estádios de futebol. A primeira experiência ocorreu durante a partida entre CRB x ASA, pelo campeonato alagoano, em Arapiraca, sendo repetida no jogo CRB x São Paulo, válido pela Copa do Brasil, no Estádio Rei Pelé.
O delegado-geral explicou que a instalação da delegacia itinerante objetiva dar celeridade aos trabalhos da Polícia Judiciária na prestação de serviços à população, além de evitar que haja o deslocamento de equipes da PM do estádio até as centrais de flagrante.

A Polícia Civil está também reestruturando a Operação Asfixia, que anteriormente recrutava policiais voluntários e, agora, já conta com quadro permanente. Além disso, semanalmente diversas diretorias de polícia judiciária fazem operações em todo estado, visando especialmente o combate ao tráfico de drogas, roubos a bancos e residências, casas comerciais e veículos.

Na atual gestão, o Grupo Especial de Apoio Investigativo (GEAI )e a Central de Inquéritos Policiais Pendentes (CIPP) foram fortalecidos com o objetivo de acabar com o passivo de inquéritos pendentes.

Com isso, mensalmente o Grupo de Apoio Investigativo conclui e envia à Justiça, 300 inquéritos. Já a Central de Inquéritos Policiais Pendentes, analisa e conclui 100 inquéritos/mês. “O objetivo é acabar com o grande número de inquéritos pendentes em Alagoas, diminuindo assim a impunidade, sendo esta uma das principais metas da gestão”, reforçou Carlos Reis.

Central de registros

Nos próximos dias, o delegado-geral pretende inaugurar novo serviço: uma central de registros de Boletins de Ocorrência (BOs) no Shopping Maceió (antigo Iguatemi), no bairro de Mangabeiras. E, segundo ele, este sentido outras centrais, nos mesmos moldes devem ser implantadas em outros locais, com o objetivo é descentralizar para oferecer um melhor atendimento à população.

O delegado-geral da Polícia Civil está propondo implantar o “Via Rápida”, sistema que vai agilizar os procedimentos administrativos de policiais civis (delegados, agentes e escrivães) que venham a ter desvios de conduta, visando dar mais celeridade na conclusão dos procedimentos.

Na parte física, foi possível recuperar as delegacias distritais de Campo Grande e Traipu, no Agreste alagoano; a Central de Inquéritos Policiais Pendentes (CIPP); trabalho de recuperação estrutural na antiga Central de Polícia onde funcionam a Delegacia do 1º DP, Acidentes, Roubos da Capital, a que investiga os crimes contra a ordem tributária e administração pública (Decotap) e a Delegacia Regional de São Miguel dos Campos. Estão em andamento os serviços de recuperação da delegacia de Cajueiro, em fase de conclusão.

Também houve investimento na recuperação do prédio da Central de Flagrantes, possibilitando evitar vazamentos, e outras melhorias; no prédio do antigo 5º DP, hoje funcionando a Delegacia de Defesa dos Direitos da Mulher (DDDM 2). Outra importante obra que também está em fase de conclusão é a do prédio onde funciona a Diretora de Recursos Especiais (DRE/Deic). No mesmo local há um anexo onde será instalada a Academia da Polícia Civil (Apocal), cujas melhorias já foram iniciadas.

Recentemente, a instituição recebeu uma doação da Receita Federal de centenas de equipamentos eletrônicos, entre eles câmeras fotográficas, notebooks, pen drives, DVDs, aparelhos de GPS, tablets, HD´s externos, roteadores e retroprojetor. O material, resultado de apreensões feitas pelo órgão federal, será utilizado em ações de combate à criminalidade.

A Polícia Civil recebeu ainda um novo lote de equipamentos, parte de um convênio firmado com o Ministério da Justiça, no valor de R$ 500 mil, que visa aparelhar as Delegacias de Repressão ao Narcotráfico (DRNs) do Estado. São câmeras de inspeção em fibra ótica que deverão ser utilizadas em incursões policiais, durante as investigações de combate ao tráfico de drogas.

Outros lotes de equipamentos ainda deverão ser enviados, a exemplo de notebooks, câmeras de transmissão, GSM e lanternas.
A execução de novos convênios, já assinados com o Ministério da Justiça, possibilitarão a aquisição de mais equipamentos, entre eles, 580 pistolas – calibre .40, 1.000 coletes balísticos. mil pares de algema, 20 carabinas, 20 fuzis, caminhão-baú e oito viaturas, inclusive quatro caminhonetas.

Alguns setores da instituição já começaram a receber viaturas novas, permitindo melhores condições de trabalho aos policiais e acomodação para os presos, entre eles a Central de Flagrantes de Maceió, a Delegacia Regional de Matriz do Camaragibe e Diretoria de Recursos Especiais (DRE).
Medidas estão sendo discutidas entre o delegado-geral Carlos Reis, o secretário de Defesa Social, Diógenes Tenório, e diretores da PC, visando implementar mudanças operacionais na Central de Flagrantes da Capital, para melhorar seu funcionamento e atendimento tanto aos policiais civis e militares que se dirijam ao local conduzindo presos, quanto à população em geral. A nova filosofia de trabalho no local deverá estar publicada no Diário Oficial do Estado nesta semana, provavelmente até quarta-feira (30).

Investigações

Outro ponto que recebeu um significativo reforço foi a questão da investigação dos casos de assassinatos. A Delegacia de Homicídios (DH) recebeu um incremento de policiais civis – só de delegados a especializada possui dez – além de agentes e escrivães que formam as equipes de trabalho.

Cidades do interior do Estado que há muito tempo não contavam com um delegado titular na delegacia, hoje têm uma autoridade policial no município. Foram designados vários delegados, agentes e escrivães oriundos do último concurso.
De acordo com o delegado Carlos Reis, a procura de investimentos para estruturar e melhorar o trabalho da Polícia Civil não para e está em andamento. Ele informou que está prevista a construção de novos prédios para a instalação dos Departamentos de Homicídios e de Narcotráficos, projeto viabilizado com recursos do Proinvest, bem como a aquisição de mil kits compostos de computador, impressora e scanner profissional para a virtualização do Inquérito Policial em todo o Estado.

Redução da violência

Este trabalho incessante e sistemático tem contribuído para a redução da violência no Estado de Alagoas, fato comprovado por estatística divulgada pela Secretaria de Defesa Social (Seds), referente ao mês de março deste ano, quando foi registrada uma queda de 12,5% no número de homicídios, em comparação ao mesmo período do ano passado.

O delegado-geral da Polícia Civil lembra também da importante parceria com vários órgãos a exemplo da Polícia Militar, do Poder Judiciário em geral, em particular da 17ª Vara Criminal da Capital, do Ministério Público, em especial o Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc), Corpo de Bombeiros, Sistema Penitenciário, Polícias Federal e Rodoviária Federal, entre outros, aliados à dedicação de todos integrantes da instituição, bem como o apoio da Secretaria de Defesa Social e do Governo do Estado de Alagoas.

A Delegacia Geral da Polícia Civil tem focado seus esforços num planejamento estratégico para que a instituição possa atender com competência e eficiência o seu público, valorizando seus profissionais e buscando oferecer condições de trabalho, para que assim todos possam garantir uma segurança pública de qualidade para toda a sociedade alagoana. “Este, afinal, é o objetivo de todos os esforços que estamos desenvolvendo com total apoio do Governo do Estado”, completou Carlos Reis.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate