Foco da praga helicoverpa é confirmado em Coruripe

Foco da praga helicoverpa é confirmado em Coruripe

Análise laboratorial realizada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) confirmou que as lagartas encontradas em plantações de feijão no município de Coruripe são mesmo a Helicoverpa armigera.

A inspeção in loco foi realizada na última quarta-feira, 16, por técnicos da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) e da Superintendência Federal da Agricultura em Alagoas (SFA/AL).

Na oportunidade, foram encontrados três focos da lagarta em plantações de feijão existentes em uma área de canavial da usina Pindorama. Durante o período de entressafra, parte do canavial é utilizado para o cultivo de lavouras de ciclo de curta duração.

Com a confirmação do foco em Coruripe, aumenta para três o número de municípios alagoanos onde foi detectada a presença da helicoverpa. Os dois primeiros casos foram registrados, em dezembro do ano passado, em plantações de feijão, amendoim, quiabo e pimentão dos municípios de Limoeiro de Anadia e de Arapiraca.

Segundo a gerente de Inspeção e Defesa Sanitária Vegetal da Adeal, Maria José Rufino, nas áreas foram encontradas a praga nas fases de lagarta e de pupa, quando ela se encontra dentro de um casulo enterrado no solo para se transformar em mariposa.

“Cabe a Adeal o levantamento e diagnóstico, monitorando as áreas com armadilhas. Vamos levar o problema com o grupo de trabalho, para saber que ação adotar. É um ataque muito severo e precisamos de todas as outras instituições envolvidas para realizar ações de combate”, declarou a gerente de defesa vegetal da Adeal.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate