Coleta seletiva contribui para despertar consciência ambiental

Coleta seletiva contribui para despertar consciência ambiental

Uma gestão pública que colabora com o meio ambiente através do descarte correto e reciclagem de seus materiais utilizados. Foi com este objetivo que a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) promoveu a capacitação de seus funcionários juntamente à Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila). O treinamento contou, além de exemplificações didáticas, com exibição de vídeo explicativo, expondo a realidade social dos catadores e o reaproveitamento do lixo recolhido em vários pontos de Maceió com seu retorno para o setor produtivo.

O encontro aconteceu em três etapas: exibição do vídeo documental, perguntas e respostas quanto à coleta seletiva e reciclagem, e demonstração de quais materiais podem ser reciclados pela cooperativa. Houve a presença de funcionários de diversos setores da Juceal, reunidos pela conscientização do dispêndio apropriado em benefício do meio ambiente.

Para a analista de processos Catarina Cavalcante, a forma exposta na apresentação deve ser seguida por cada setor, devido à simplicidade e facilidade, gerando benefícios para a própria Junta Comercial. “Tenho certeza que os presentes repassarão o aprendido para os outros funcionários de seus setores. A conscientização é importante e deve ser levada à prática”, comentou. “Realmente foi uma reciclagem de nossas mentes”, completou Jaciara Nunes, arquivista do órgão.

De acordo com os representantes da cooperativa, a principal dificuldade para a coleta dos materiais em Maceió é a não sensibilização da sociedade quanto à separação e utilização, onde cerca de 90% do lixo de residências, empresas e órgãos públicos podem ser reaproveitados.

“Temos feito esse treinamento nos locais onde fazemos a coleta, mostrando, por exemplo, a importância da higienização de certos materiais. Esses locais devem fazer a separação entre o lixo comum e o reciclável, e assim a gente coleta. O comum podem ser restos de alimentos, papel higiênico, entre outros, e os materiais que a gente recolhe são: papel, vidro, metal e plástico”, explicou Eliene da Silva, presidente da Coopvila.

Acordo para coleta

Buscando agir de forma sustentável, não só como gestão, mas também em relação ao ambiente, a Juceal procurou o reaproveitamento desses materiais com uma organização de cunho social e ambiental. O tema sustentabilidade foi observado no VII Congresso Consad de Gestão Pública, do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), no qual houve participação da Junta.

Para o assessor especial do órgão, Kleber Pereira, o sucesso de uma gestão sustentável também passa pela correlação que se faz com o uso e dispêndio dos recursos naturais, por isso o encontro com a Coopvila, responsável pelo recolhimento de mais de 60 empresas em Maceió.

“Tínhamos um acordo com a cooperativa, feito no início da atual gestão. E sentimos a necessidade de retomar o projeto e até iniciar uma conscientização dos próprios servidores sobre o uso desses recursos”, declarou.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate