APL Horticultura no Agreste realiza palestra educativa sobre praga

APL Horticultura no Agreste realiza palestra educativa sobre praga

Em Alagoas, a praga Helicoverpa armigera tem deixado produtores de hortaliças em alerta, devido aos danos irreparáveis causados às plantações, que comprometem toda a safra do período. Com o objetivo de ensinar formas de prevenção e combate à praga, o Arranjo Produtivo Local (APL) Horticultura no Agreste, em parceria com a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), vem realizando diversas palestras sobre conhecimentos técnicos e ações do Governo do Estado para produtores locais.

Em Alagoas, a praga foi identificada inicialmente na região agreste, no cultivo de feijão, amendoim, quiabo e pimentão, estes dois últimos produtos do APL. Na última terça-feira (15), a Associação dos Produtores de Limoeiro de Anadia (ASPROLIMO) e a Associação de Agricultores Familiares Produtores de Hortaliças do Sítio Pé Leve Velho de Arapiraca assistiram à palestra conduzida pela gerente de Defesa Vegetal da ADEAL, Maria José Rufino, onde puderam conhecer melhor as características da praga.

“A gerente da Adeal chamou atenção para as características morfológicas e comportamentais da praga, tornando mais eficazes as ações de controle. Ela ainda destacou a importância do produtor no processo de combate à praga”, explicou o gestor do APL Horticultura no Agreste, Humberto Santanna.

Ainda de acordo com o gestor, as dúvidas mais recorrentes diziam respeito às medidas de controle. “A gerente Maria José Rufino explicou que as ações de combate a pragas passam por tratamento biológico e químico atrelado ao manejo cultura. Na ocasião, alertou ainda para o uso específico dos agrotóxicos”, destacou.

As ações foram realizadas com o apoio das Secretarias Municipais de Agricultura de Limoeiro de Anadia e de Arapiraca. No próximo dia 22 de maio, será realizado o Seminário Alagoano sobre Helicoverpa armigera em Arapiraca.

O APL Horticultura no Agreste faz parte do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), em parceria com o Sebrae.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate